Cidade do México, 06 jul (RV) – Realiza-se em Cidade do México, de 8 a 11 deste mês, na sede da Conferência Episcopal, o VI Congresso Internacional da Ação Católica (FIAC).
O tema desse evento é “Vida, pão, paz e liberdade. Leigos da Ação Católica na cidade por um mundo mais humano”. Preocupados com a realidade social, política, econômica e eclesial do continente americano, coordenadores do movimento católico de vários países, se reúnem para debater esse tema à luz do Documento de Aparecida. O objetivo é buscar uma resposta de esperança que ajude a humanizar o mundo.
O congresso será uma ocasião para avaliar as experiências da Ação Católica nos países do continente americano, reservando uma atenção particular aos jovens do movimento.
Participam do encontro, coordenadores e sacerdotes assessores da Ação Católica provenientes do México, Argentina, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador e Cuba. Pela primeira vez estarão presentes os representantes da Ação Católica de Miami (Estados Unidos) e Porto Rico, além de coordenadores provenientes da Itália, Espanha e Burundi.
Alguns prelados confirmaram suas participações no congresso. Trata-se do presidente da Conferência Episcopal do México, Dom Carlos Aguiar Retes, do bispo de Gualeguaychù, na Argentina, Dom Jorge Eduardo Lozano, responsável pela seção de Pastoral Social do CELAM, do bispo de Concórdia, Argentina, Dom Luis Armando Collazuol, assessor geral da Ação Católica na Argentina e do bispo de Palestrina, na Itália, Dom Domenico Sigalini, assessor geral da Ação Católica Italiana e do FIAC. (MJ)
Fonte: Rádio Vaticano