Site oferece serviços a público que participará da beatificação de JPII

24 de fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano, 12 fev (RV) – A entidade organizadora oficial da cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, a Obra Romana Peregrinações (ORP), do Vicariato de Roma, disponibilizou um site com informações sobre serviços e turismo na capital italiana, para os fiéis e peregrinos que vierem a Roma, para participar da cerimônia, no dia 1º de maio próximo.

O site é acessível nos endereços

www.jpiibeatus.org e www.operaromanapellegrinaggi.org.

e contém informações sobre como chegar à capital italiana, possibilidades de alojamento, uma atualização – em tempo real – sobre trânsito, uma área para a imprensa e outra multimídia, que transmitirá a cerimônia ao vivo.

O site – atualmente disponível em italiano, inglês e polonês, a língua materna de João Paulo II – em breve estará disponível também em espanhol e alemão.

Os peregrinos também poderão ter acesso a uma oferta-pacote de alojamento e transporte, incluindo uma passagem especial chamada “Special JPII Pass”, que oferece transporte facilitado pela cidade.

Os serviços garantidos pelo passe são: transporte para Roma e transporte urbano dentro da cidade, Open Bus Roma Cristã, um mapa, visita guiada para o Cárcere Mamertino (onde ficou preso São Pedro), almoço, instalações e auxílio saúde.

O site contém também uma área com links para outros sites, entre os quais o da defesa da canonização do falecido pontífice, e das instituições italianas, como a Prefeitura da capital, a Região do Lazio e a Província de Roma, que colaboram com a realização do evento.

Na última segunda-feira, dia 7, o Vicariato de Roma lançou outro site sobre a beatificação: o karol-wojtyla.org que oferece informações sobre João Paulo II, sobre a beatificação e a cerimônia, e está disponível em seis idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, polonês e romeno.

O Vaticano calcula que pelo menos 2,5 milhões de pessoas comparecerão à cerimônia de 1º de maio. A beatificação terá pouco mais de seis anos após sua morte, ocorrida em 2 de abril de 2005.

É sempre bom lembrar que os fieis e peregrinos que quiserem participar da cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, poderão fazê-lo livremente, sem a necessidade de convite ou bilhete de ingresso. As entradas serão controladas para evitar problemas, mas não serão pedidos bilhetes nem tampouco convites.

Geralmente, as cerimônias presididas pelo Santo Padre requerem um ingresso – ainda que ele seja gratuito – a fim de que as entradas possam ser mais controladas e para evitar os problemas decorrentes da afluência de multidões em espaços circunscritos.

Contudo, neste caso especial, a Santa Sé optou por tornar a entrada franca na Praça São Pedro para todos os fieis e peregrinos que quiserem participar da cerimônia de beatificação do falecido pontífice. Logicamente, haverá controles no ingresso, com o objetivo de evitar confusões e para garantir a segurança de todos os presentes. Mas não será exigido qualquer bilhete ou convite. (AF)

Fonte: Rádio Vaticano