Religiões em diálogo no Acre

21 de fevereiro de 2014

Rio Branco, 06 ago (RV) – Encerrou-se ontem, na capital do Acre, I Seminário Municipal de Educação para o Diálogo Inter-religioso. O evento, de dois dias, foi uma realização do Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP).

A atividade envolveu lideranças religiosas, estudantes, professores de religião, história, filosofia e ciências sociais e todos os interessados na matéria.

O principal objetivo do encontro foi a educação para o diálogo entre as diferentes religiões presentes no Estado e a contribuição para a elaboração de uma cartilha sobre a diversidade religiosa do Acre.

No dia 4, o monge beneditino Marcelo Barros de Souza abriu o evento ministrando a palestra “Educação para o diálogo inter-religioso”. Especialista em assuntos relacionados à convivência entre as diversas crenças, o palestrante publicou livros e desenvolveu a chamada Teologia da Terra.

Membros de religiões espíritas, de matrizes africanas, cristãs e seguidores do Santo Daime participaram de uma mesa-redonda com representantes das principais crenças que compõem o cenário religioso brasileiro.

As oficinas de trabalho foram dirigidas por membros de religiões presentes no Acre, que em seguida, apresentaram seus trabalhos aos presentes.

O IEFP foi criado em dezembro de 2007. Comprometido com a justiça social e o respeito à diversidade religiosa e cultural, o Instituto tem membros católicos, protestantes, daimistas, espíritas, umbandistas, candomblecistas e xamanistas em sua secretaria executiva e nos conselhos consultivo e fiscal.

(CM)

Fonte: Rádio Vaticano