A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) divulgou hoje (21) dados oficiais sobre a fiscalização eletrônica nas ruas de Cascavel. No período de uma semana, foram registradas 2.259 infrações de trânsito. O número é considerado elevado, pois parte dos equipamentos estão sendo instalados.
Do total de infrações, 940 condutores abusaram da velocidade, que nas vias fiscalizadas é de 60 Km/h. Outros 743 motoristas foram flagrados avanço o sinal vermelho. O restante das infrações consiste em avanço da faixa de pedestre, excesso de velocidade que não ultrapassa 20% da máxima permitida, entre outra.
O presidente da Cettrans, Jorge Lange, comenta que o número de infrações tende a diminuir em virtude da emissão de multas a partir do dia 3 de janeiro do próximo ano. “Dos 137.584 veículos fiscalizados em alguns pontos 1,64% cometeu alguns tipo de infração. É um número alto, pois nem todos os equipamentos estão operando”.
Onde os radares estão em pleno funcionamento foi registrada uma média de velocidade de 38,07 Km/h. “Esse é uma dado interessante, pois boa parte dos condutores começa a respeitar as regras de trânsito. A fiscalização eletrônica é um sistema imparcial que garante a redução de acidentes, isso beneficia a todos os usuários”, destaca Lange.
Todas as vias onde será instalado o sistema de fiscalização eletrônica serão devidamente sinalizadas. Além disso, o prefeito Edgar Bueno também determinou a divulgação ampla em várias mídias dos locais onde foram instalados os radares.
Ao todo, serão instalados 25 fotossensores – os chamados “furões” – que detectam infrações por excessos de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e registro de imagens. Também haverá 20 pardais fixos que detectam o excesso de velocidade e fazem o registro de imagem. Além disso, duas lombadas eletrônicas, radar estático e um portátil e pocket PC. Alguns dos radares terão integrado o sistema OCR, que faz o reconhecimento automático de placas dos veículos.
Confira onde serão instalados os radares:
Lombada eletrônica – excesso de velocidade
Endereço:
Av. Carlos Gomes, próx. nº 1967
Av. Tancredo Neves, próx. nº 3100
Radares fixos – excesso de velocidade
Endereço: Entre ruas:
R. Jorge Lacerda Ernesto Farina / Luiz Venturim
Av. Barão do Rio Branco Goiás / Paraná
R. Minas Gerais Av. Piquiri / Tiradentes
R. Antonina Dom Pedro II / Riachuelo
R. Presidente Kennedy Pio XII / Oswaldo Cruz
R. Recife Mal. Deodoro / Mal. Floriano
R. Erechim Afonso Pena / Riachuelo
Av. Brasil Pedro Miranda / Otelo C. de Castilho
Av. Brasil Mal. Deodoro / Mal. Floriano
Av. Brasil. Sta. Helena / União da Vitória
Av. Tancredo Neves Aimorés
R. Cuiabá Mal Deodoro / Mal. Floriano
R. Cuiabá Carlos de Carvalho / Souza Naves
Radares fotossensores – excesso de velocidade, parada sobre faixa de pedestre, avanço sinal vermelho
Endereço:
R. Minas Gerais x R. Riachuelo
R. Paraná x R. Sete de Setembro
Av. Brasil x R. Pio XII
R. Sete de Setembro x Av. Brasil
R. Rio Grande do Sul x R. Marechal Cândido Rondon
R. Rio Grande do Sul x R. Carlos Gomes
R. Barão do Cerro Azul x R. Rio Grande do Sul
R. São Paulo x R. Pio XII
R. São Paulo x R. Marechal Cândido Rondon
Av. Carlos Gomes x R.Cuiabá
Fonte: cascavel.pr.gov.br