Lisboa, 13 jul (RV) – Celebrada no próximo dia 17, a festa dos ‘Mártires do Brasil’ será comemorada no domingo, dia 18, com uma missa na Paróquia de São Nicolau, (cais de São Julião), de onde eles iniciaram a sua viagem marítima a caminho do Brasil.
A Eucaristia será transmitida ao vivo para todo o país pela Rádio Renascença, e no mesmo dia, por volta das 12h00, a TVI, no programa “Oitavo Dia” (Cónego António Rego), focará as suas vidas e a sua atualidade eclesial e missionária, em especial para os jovens de hoje.
Os Mártires do Brasil eram um grupo de 40 jesuítas jovens (entre 20 e 30 anos), 32 portugueses e oito espanhóis, destinados à missão de evangelização no Brasil em 1570.
Os 2 sacerdotes, 2 diáconos, 23 estudantes e 14 irmãos eram chefiados por Inácio de Azevedo. Durante a viagem, sua nau foi interceptada nas Ilhas Canárias por navios de calvinistas. Ao saber que eram missionários católicos, os calvinistas, os atiraram ao mar em 15 de julho de 1570.
O Papa Pio IX beatificou o grupo em 11 de maio de 1854.
Para Pe. João Caniço sj, vice-postulador da causa de canonização dos beatos, “cada um destes mártires merece a memória, a devoção, a imitação e a homenagem dos seus conterrâneos, que, por sua vez, se devem sentir orgulhosos deste seu glorioso antepassado, reconhecido pela Igreja Universal”.
Para a sua canonização, é condição necessária que o seu culto seja reconhecido como permanente entre o povo cristão. “Mas será melhor ainda se, por seu intermédio, Deus manifestar sua intervenção através de um milagre autêntico. Para isso, vamos pedir a Deus a canonização destes jovens e heróicos missionários, modelos para a nossa juventude” – afirma.
(CM)
Fonte: Rádio Vaticano