A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, divulga que o município de Cascavel possui 111 casos de dengue, sendo 79 autóctones e 32 importados. O Controle de Endemias realiza diversas ações de prevenção nas residências.
De acordo com a coordenadora de Endemias, Maura Moreira, a população deve tomar os cuidados necessários, eliminando o foco do mosquito da dengue. “Com o frio, temos uma redução do mosquito alado, mas as larvas continuam evoluindo, fazendo com que apareçam mais casos da doença”, frisou.
Nas visitas dos agentes aos imóveis, se encontrados criadouros do mosquito, o morador é notificado e tem 48 horas para regularizar a situação, caso contrário será aplicado multa. A multa é de 5 UFM (R$ 121,30) para pessoa física e de 10 UFM (R$ 240,26) para pessoa jurídica. Os proprietários poderão responder ainda por crime contra a saúde pública.
PREVENÇÃO
O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos por meio do fumacê e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Para eliminação dos criadouros, são importantes que sejam adotadas as seguintes medidas:
– Não se deve deixar objetos que possam acumular água expostos à chuva. Os recipientes de água devem ser cuidadosamente limpos e tampados.
– substituir a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova;
– utilizar água tratada com água sanitária a 2,5% (40 gotas por litro de água) para regar bromélias, duas vezes por semana. 40 gotas = 2ml;
– não deixar acumular água nas calhas do telhado;
– não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos (latas, garrafas, cacos de vidro) que possam acumular água;
– acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa;
– tampar cuidadosamente caixas d’água, filtros, barris, tambores, cisternas etc.
CURSO ENDEMIAS
Será realizado na próxima semana um curso de reciclagem com os agentes de endemias. Os 150 agentes receberão informações e orientações sobre os procedimentos realizados pelo Programa de Controle de Endemias. O curso será realizado na Amop, nos dias 14, 15 e 16 de junho. Nos dias 14 e 16, o treinamento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já no dia 15, será das 8 às 13 horas.
Fonte: www.cascavel.pr.gov.br