Porto Alegre, 29 out (RV) – Está em andamento, na capital gaúcha, um evento que engloba a 4ª Assembléia Nacional e a 8ª Edição do Seminário de Prevenção à AIDS. A iniciativa é da Pastoral da AIDS – serviço de pastoral da Igreja Católica que, desde 2002, trata das questões relativas a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Os dois eventos iniciaram-se nesta quinta-feira e vão até sábado, dia 30.
O objetivo dos encontros é estabelecer um plano de ação – a ser desenvolvido de 2011 a 2013 – que permita à pastoral ampliar e qualificar sua atuação no enfrentamento dessas doenças e suas epidemias.
Aproximadamente 100 pessoas, de todas as regiões do país, estão participando da Assembléia, cujo tema é “reinventando caminhos para responder com eficácia”.
Hoje, os palestrantes são: frei Flávio Guerra e frei José Bernardi, que discutirão o Ensino Social da Igreja e a Saúde, a AIDS nos Documentos de Aparecida e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bem como o jeito pastoral de enfrentar a epidemia da AIDS.
No sábado, dia do encerramento, irá falar o presidente da Pastoral da AIDS, dom Eugênio Rixen. É também neste dia que será estabelecido o planejamento da ação e da aprovação do plano de trabalho para o próximo triênio.
O evento também tem a participação de pessoas e organismos desvinculados da Igreja Católica, como a representante do Fórum ONGs/Aids no Rio Grande do Sul, Tina Taborda e a representante da Rede Nacional de pessoas vivendo com HIV (RNP – Porto Alegre), Beatriz Pacheco, bem como o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Dirceu Greco. (CNBB/ED)
Fonte: Rádio Vaticano