Papa pede tratamento humano e igualitário no sistema público de saúde

24 de fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano, 19 nov (RV) – “O mundo da saúde não pode abster-se das regras morais para que não se torne desumano”. Com essas palavras, Bento VXI fez um forte apelo endereçado aos participantes da 25ª Conferência Internacional do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, iniciada na manhã desta quinta-feira no Vaticano.

O encontro, que se encerra hoje, teve como tema “o cuidado para uma saúde igualitária e humana à luz da encíclica Caritas in Veritate”. Em sua mensagem para os participantes – lida pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone -, o Pontífice pediu aos governos e às instituições internacionais que facilitem o acesso a tratamentos de saúde para todos, em especial aos mais necessitados.

“É necessário operar com maior empenho em todos os níveis, de forma que o direito à saúde concretize-se”, disse ainda o Papa, encorajando todos os homens de boa vontade a dar um tratamento realmente humano aos sistemas de saúde. O Santo Padre sustentou que o sistema de saúde pública deve ser uma prioridade para todos os governos e que o serviço aos doentes e às pessoas que sofrem é parte integrante da missão dos cristãos.

O Papa advertiu para o risco de “transformar a saúde em consumismo farmacológico, médico e cirúrgico, que pode fazer dela quase em um culto ao corpo”. (ED)

Fonte: Rádio Vaticano