Papa: “A Graça Divina não anula mas aperfeiçoa a pessoa humana”

21 de fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano, 16 jun (RV) – O Papa Bento XVI encontrou-se nesta manhã com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro para a habitual audiência geral das quartas-feiras. O Pontífice continuou hoje com a apresentação de Santo Tomás de Aquino, um teólogo tão importante, que o estudo de seus escritos foi recomendado especialmente pelo Concílio Vaticano II.

Já anteriormente, o Papa Leão XIII, grande promotor do tomismo, declarou Santo Tomás padroeiro das escolas e universidades católicas. Sua doutrina – disse Bento XVI – destaca-se não somente pelo seu conteúdo, mas também pela metodologia que utiliza. Trata-se do esforço para discernir a inteligibilidade e coerência das verdades da fé cristã com o auxílio da razão humana, iluminada sempre pela fé.

A profundidade do pensamento de Tomás de Aquino brota da sua fé viva e de sua piedade fervorosa, que expressou em orações eloqüentes, como a que pede a Deus: “Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que te conheça, uma vontade que te busque, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que, enfim, te possua”.

Após a catequese proferida em língua italiana, o Santo Padre fez uma síntese da mesma em várias línguas e saudou os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro. Ouça o que Bento XVI disse em português: http://212.77.9.15/audio/ra/00215313.RM