Mons. Jonas: Renovação, voltemos ao primeiro amor

20 de julho de 2014

b2ap3_thumbnail_abcd1.jpgA sexta-feira, 18, no Congresso Nacional, iniciou com a oração do Salmo 138, 1-8, realizada pelo coordenador nacional do Ministério de Cura e Libertação, Marcelo Marangon, que levou todos os presentes a entregar seu cansaço, angústia, tribulações e o que estava tirando a paz interior. Todos foram convidados a se colocar aos pés da cruz, deixando-se lavar pelo amor de Jesus.

Em seguida, a presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Katia Zavaris, acolheu todos os presentes partilhando sobre a preocupação em realizar o XXXI Congresso Nacional próximo ao Mundial de Futebol. Ao se colocarem em oração, o Conselho Nacional ouviu de Deus: “A profecia de Jesus foi para que preparassem o lugar, que Jesus mandaria o povo”.

Em seguida, houve a entrada dos presidentes dos Conselhos Estaduais com as bandeiras dos seus estados. Dom José Azcona e Sérgio Zavaris foram convidados a segurarem a bandeira do Brasil, enquanto todos celebravam esse momento tão importante para a Renovação Carismática Católica do Brasil.

Seguindo as atividades da manhã, Monsenhor Jonas Abib deu início à primeira pregação do Congresso Nacional, convidando todos os presentes a “Voltarem ao Primeiro Amor”.

Com a passagem de Apocalipse 2,1-4, citou as três qualidades da Comunidade de Éfeso que são: perseverança, sofrer pelo nome de Jesus e não desanimar. Citou também, dentro da passagem bíblica, que a comunidade arrefeceu ao seu primeiro amor. Da mesma forma, hoje, como Renovação Carismática Católica, somos chamados a voltar ao Primeiro Amor.

“Isso não quer dizer que está tudo errado, pois a Renovação Carismática tem perseverado em meio a muitas provações nos dias de hoje. Foram muitos os sofrimentos e muitos mártires derramaram o sangue que se transformou em sementes de novos cristãos”.

Monsenhor Jonas Abib disse que é preciso que a Renovação Carismática Católica seja implantada em todo o Brasil, porque isso é vontade de Deus. Lembrou também que os sofrimentos e provações atuais são muito pequenos comparados aos que a Renovação sofreu no início. “A RCC pode fazer muito bem para a sociedade”, acrescentou.

“’Renovação Carismática Católica volte ao primeiro amor’, é mais do que b2ap3_thumbnail_abcd2.jpgvontade nossa, é uma tremenda graça! Voltar a Jesus Cristo, amar de coração, com nossa alma e nosso físico”. O monsenhor continuou, indagando: “Oamor que temos por Jesus Cristo está em que grau? Se eu não amo de maneira crescente, não vou sustentar. Amar Jesus Cristo cada vez mais. É preciso que seja assim! É preciso levar essa injeção de amor a cada Grupo de Oração para que amem Jesus em primeiro lugar. Jesus eu quero te amar de maneira crescente”.

“É renovando diariamente a graça do Batismo no Espírito Santo que vamos retornar ao primeiro amor: ‘Bom dia Espírito Santo. O que vamos fazer juntos hoje?’”, indicou o Monsenhor Jonas dizendo esse ser um dos meios para maior relacionamento com o Espírito Santo.

A grande graça que recebemos do Espírito Santo, segundo o pregador, são seus dons, conforme I Coríntios 12,7-10. “Quanto tempo rezamos em línguas diariamente ou quando rezamos? É preciso, é necessário, é o próprio Espírito Santo orando em nós! Não orar somente no Grupo de Oração e sim orar pessoalmente todos os dias. É assim que vamos voltar ao primeiro amor, orando diariamente”.

b2ap3_thumbnail_ancd3.jpgMonsenhor Jonas Abib levou-nos a refletir como está o uso dos carismas em todos os Grupos de Oração e o que temos feito com a palavra de ciência, dom de cura, dom de milagres, profecia e interpretação das línguas. “É preciso deixar os dons fluírem em nosso meio e fazer com que os Grupos de Oração retornem ao primeiro amor”.

“Renovação, volta ao primeiro amor, volta aos frutos do Espírito Santo que são: “Caridade, Alegria, Paz, Paciência, Afabilidade, Bondade, Temperança, Brandura” (Gal 5, 22-25). O Espírito Santo nos faz fiéis e o mais importante de tudo isso é a palavra inicial de Apocalipse: Renovação, volte ao primeiro amor”.

Após a pregação, Lúcia de Fátima, do Grupo de Oração Divina Misericórdia, Diocese de Curitiba/PR, disse que cada vez mais devemos exercitar os carismas em nossos Grupos de Oração e que o Amor a Jesus Cristo deve crescer cada vez mais em nosso meio. “As palavras do Monsenhor Jonas vieram ao encontro de toda realidade que temos vivido em nossa diocese”, testemunhou.