Aconteceu, entre os dias 3 e 5, em São Paulo, o 1º Encontro Nacional dos Leigos Missionários da Consolata do Brasil. O encontro reuniu no Recanto Consolata, casa situada na Zona Norte da capital paulista, cerca de 60 pessoas das comunidades de Jandira, São Miguel Paulista, Votuporanga, São Manuel, Jardim São Bento e São Paulo, no estado de São Paulo, da cidades do Rio de Janeiro e Curitiba, no Paraná.
A programação reservou espaço para a convivência, estudo, partilha e celebrações. Falando sobre o carisma, a irmã Maria Costa, que há mais de 15 anos acompanha a formação dos LMC, afirmou que “alguns esperam ter sucesso para se entusiasmar. Mas é preciso entusiasmo para modificar as coisas ao nosso redor. É preciso estar apaixonado por uma causa, um objetivo. De tal forma que em pouco tempo, todos estarão seguindo um mesmo sonho e lutando para concretizá-lo”, explicou.
A missa do sábado, 4, marcou a celebração do Centenário da Fundação das Missionárias da Consolata (1910 – 2010) e contou com a presença de um grupo de irmãs, dentre elas a superiora regional, irmã Edite Cobalchini, que manifestou sua alegria em ver “tantos leigos e leigas querendo dar continuidade à obra começada pelo Fundador, somando forças na vivência do carisma”. Padres e seminaristas também estiveram no local para dar apoio. Padre Lírio Girardi, superior regional do IMC revelou que sonha ver um “grupo de LMC partindo para a Bolívia, para a Amazônia e quem sabe, para um país da África. O caminho feito com Deus só pode dar futuros”, avaliou.
Fonte: CNBB.org.br