Nova Délhi, 18 jul (RV) – Para comemorar os 100 anos de nascimento de Madre Teresa de Calcutá, que nasceu em 26 de agosto de 1910, o governo indiano decidiu cunhar uma moeda comemorativa para recordar a religiosa que dedicou a sua vida aos “mais pobres entre os pobres” nas ruas de Calcutá.
A homenagem, da qual ainda não foram divulgados os detalhes, foi aprovada pela atual Superiora-Geral das Missionárias da Caridade (congregação fundada por Madre Teresa em 1949), Ir. Mary Prema.
A apresentação oficial da moeda foi marcada para o dia 28 de agosto, em Nova Délhi, e se trata somente de uma das muitas iniciativas organizadas conjuntamente pela sociedade civil e pela Igreja indiana para recordar Madre Teresa.
Também a Conferência Episcopal Indiana manifestou satisfação com este anúncio: “Agradecemos ao governo por este nobre gesto. Isso demonstra o reconhecimento e o afeto que todos os indianos sentem por Madre Teresa, verdadeiro símbolo da caridade para todo o país” – declarou o porta-voz dos bispos indianos, Padre Babu Joseph.
Vencedora do Nobel da Paz em 1979, Madre Teresa faleceu em 5 de setembro de 1997. Seis anos depois, em 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II a proclamou Bem-aventurada. (BF)
Fonte: Rádio Vaticano