Inaugura-se parque temático religioso em Nazaré

24 de fevereiro de 2014

No dia 25 de março, em presença do patriarca latino de Jerusalém

No próximo dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, será inaugurado, na cidade de Nazaré, um parque temático no qual se poderá redescobrir a história bíblica da salvação, com as novas tecnologias interativas e cinematográficas.

O Centro Maria de Nazaré surgiu por iniciativa da associação Maria de Nazaré e da Comunidade ‘Chemin Neuf’, a poucos metros da Basílica da Anunciação, e abrirá as suas portas a centenas de milhares de peregrinos que visitam a cidade de Galileia, assim como à população local.

A inauguração será presidida pelo patriarca latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, e participarão Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, bispo vigário do Patriarcado Latino de Israel, Ramiz Jaraisy, prefeito de Nazaré, e outras personalidades civis e religiosas.

“Lugar de aprofundamento bíblico, o Centro coloca todos os modernos meios técnicos ao serviço do conhecimento e do encontro com Maria e da descoberta da fé cristã. Ele está localizado em monumentos históricos renovados de forma excepcional, a poucos passos da Basílica da Anunciação, com jardins e terraços panorâmicos”, diz Olivier Bonnassies, diretor-executivo da Associação Maria de Nazaré.

Na inauguração, a Associação, que construiu o centro, vai entregar suas chaves ao Pe. Laurent Fabre, fundador da Comunidade ‘Chemin Neuf’, nova realidade eclesial, de vocação ecumênica, que será responsável pela recepção e gestão do centro.

Às 17h, uma celebração ecumênica reunirá representantes de diferentes igrejas da Terra Santa. No dia seguinte, o Centro abrirá oficialmente suas portas para o público.

Os peregrinos poderão imergir-se em “um espetáculo multimídia, com os recursos estéticos e pedagógicos das modernas técnicas audiovisuais e, ao passar pelas quatro grandes salas, poderão percorrer os momentos essenciais da história da salvação e o lugar da Virgem Maria nas Escrituras”, explica o diretor.

“Em uma área de 4.400 metros quadrados, poderão visitar a Capela da Adoração, que oferece uma vista única sobre a Basílica, os jardins bíblicos, em terraços panorâmicos com vista para toda a cidade de Nazaré, a lanchonete, recriada em uma grande sala com arcos, e uma loja.”

O Centro promove o diálogo inter-religioso, mostrando, em uma sala, como a Virgem Maria é percebida pelas Igrejas do Oriente, no Alcorão e enquanto mulher judia.

“Esta vocação de unidade explica que a iniciativa seja apoiada unanimemente pelas igrejas locais da Terra Santa. O bispo Marcuzzo, que acompanha o projeto, ofereceu firmemente seu apoio a esta obra de esperança, unidade e paz”, conclui a Associação Maria de Nazaré.

Representantes judeus e muçulmanos da Galiléia também deram o seu apoio à iniciativa.

Mais informações: www.maryofnazareth.com

Fonte: Zenit.org