Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes peregrina por igrejas

24 de fevereiro de 2014

Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes peregrina por igrejas de Porto Alegre

Como já é tradição na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, uma série de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes antecede a procissão do dia 02 de fevereiro, que está na sua 136ª edição e é considerada a maior festa religiosa do Sul do país. Dando início às atividades, a Irmandade de Navegantes, organizadora da festa, repetirá a estratégia de 2010, promovendo uma peregrinação da imagem da santa pelas paróquias e comunidades da capital e região metropolitana.

De acordo com o pároco do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, Padre Remi Maldaner, a imagem peregrina passará por diversas paróquias onde ela permanecerá por um dia, com a finalidade de despertar e avivar a devoção a Nossa Senhora e preparar a grande festa em fevereiro. “Essa iniciativa da visita da imagem pelas paróquias da região é também uma forma de criar uma consciência de que ela é a Mãe de Deus e Mãe da Igreja”, completa o sacerdote.

Enfatizando o que Nossa Senhora representa para o povo católico do Rio Grande do Sul, padre Remi explica que a Virgem dos Navegantes é a santa mais popular e uma das mais antigas devoções que se cultiva no estado. “Em Porto Alegre ela tem uma presença de 140 anos com festas e procissões”, ressalta o religioso, que ainda justifica que esse fato faz com que a devoção popular seja esperada todos os anos com fervor e alegria, atingindo toda a região metropolitana.

A festa, que tem como lema “Como Maria, acolhemos a Palavra”, é declarada Patrimônio Imaterial da cidade de Porto Alegre e há mais de um século mobiliza toda a população. No último domingo, dia 02 de janeiro, acompanhada de fiéis, a imagem foi transportada do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes até a paróquia São João Batista, dando início à peregrinação. Hoje às 17h a imagem sairá da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e permanecerá até amanhã na Paróquia São Geraldo.

O pároco destaca que, depois de todas as visitas realizadas, acontecerá no dia 23 de janeiro, às 17h, a Procissão do Translado, quando a imagem será levada até o Santuário do Rosário. No dia da festa, 02 de fevereiro, às 7h, terão início os festejos populares no Santuário do Rosário, e em seguida será realizada a procissão do retorno da imagem para o Santuário dos Navegantes.

Chegando ao seu lugar de origem, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, celebrará a missa festiva. Após a celebração, seguirão as homenagens e venerações a Santa Padroeira em dois locais, no Santuário e ao largo, onde se encontrará o maior número de participantes.

Fonte: Gaudium Press