Maryland, 31 ago (RV) – De 2 de setembro a 26 de dezembro, o Museu Judaico de Maryland, em Baltimore (EUA), estará de portas abertas aos visitantes com uma nova exposição temporária, intitulada “Uma Benção Mútua: João Paulo II e o povo judeu”.
De acordo com a agência Zênit de notícias, serão expostas fotografias, vídeos, documentos e objetos que contam a história dessa relação entre os católicos – guiados por João Paulo II – e os judeus. Grande parte da exposição é voltada às crianças, além de incluir testemunhos de religiosos católicos que salvaram judeus durante o Holocausto.
Os responsáveis pela mostra explicam que João Paulo II facilitou as relações entre judeus e cristãos e que o nome da exposição foi escolhido com base na mensagem de João Paulo II para a comemoração do 50º aniversário da sublevação do Gueto de Varsóvia. A mensagem data de 1993 e é a seguinte: “Tanto judeus como cristãos, seguindo o exemplo de fé de Abraão, estamos chamados a ser uma bênção para o mundo. Esta é a tarefa comum que nos espera. É necessário, portanto, que nós, cristãos e judeus, sejamos primeiro uma bênção uns para os outros”.
O cardeal-arcebispo emérito de Baltimore, Dom William H. Keeler, está entre os organizadores do evento. Ele é moderador nas relações entre judeus e cristãos no âmbito da Conferência Episcopal dos Estados Unidos. Também participam da organização instituições caritativas católicas, o Jewish Community Federation of Baltimore e o Baltimore Jewish Council. (ED)
Fonte: Rádio Vaticano