San José, 24 nov (RV) – Os bispos da Nicarágua estão em Alajuela, na Costa Rica, onde está em andamento a reunião anual do Secretariado Episcopal da América Central (SEDAC), até o próximo dia 26. Foi realizada uma coletiva de imprensa da qual tomou parte também a Presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, após as tensões criadas entre esses dois países centro-americanos.
Numa nota, a Conferência Episcopal da Nicarágua informa que o Arcebispo de Manágua, Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, presidente do SEDAC, agradeceu à presidente pelo seu gesto de aceitar dar as boas-vindas aos bispos centro-americanos presentes na Costa Rica. Dom Brenes ressaltou a necessidade de trabalhar pela demarcação dos confins, reativando a Comissão mista que há muitos anos existia entre Nicarágua e Costa Rica, e que trabalhava sobre esse tema.
A presidente da Costa Rica agradeceu aos bispos da Nicarágua pela visita e recordou a homilia de Dom Brenes feita no domingo passado, na Catedral de Manágua. Chinchilla ressaltou que “a Costa Rica considera que este conflito possa ser encerrado através da negociação e do diálogo, tirando os militares da região”. E indicou claramente que “a Costa Rica não tem interesses em relação ao Rio San Juan, que sempre afirmamos pertencer à Nicarágua” – ressaltou a presidente. Enfim, recordou aos nicaragüenses que vivem e trabalham na Costa Rica que podem viver e trabalhar em paz nesse país.
A reunião anual do SEDAC tem grande importância nestes dias de tensão entre Nicarágua e Costa Rica por causa da presença de militares na área de confim. (MJ)
Fonte: Rádio Vaticano