Belém, 17 jun (RV) – A Comissão de Justiça e Paz da CNBB, que integra o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), já está se preparando para receber denúncias e acompanhar investigação de atos ilícitos nas eleições 2010, como compra de votos, abuso de poder econômico, propaganda irregular e uso da máquina pública.
No próximo dia 5 de julho, começa a funcionar o disque-denúncia para receber informações de corrupção eleitoral. O Regional Norte 2 da CNBB vai novamente sediar a central para receber as denúncias. O número 0800 para as ligações será divulgado em breve e voluntários estarão disponíveis 24h para atender as chamadas.
Para esclarecer e tirar dúvidas sobre o trabalho, o MCCE organiza na próxima semana, dia 26, um Seminário de Combate à Corrupção Eleitoral. A programação será na sede da CNBB, em Belém, e contará com representantes da Procuradoria Regional Eleitoral e a seção paraense da Ordem dos Advogados do Brasil.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Justiça e Paz, Irmã Henriqueta Cavalcante, nas últimas eleições, em 2008, mais de três mil ligações foram feitas e 1.447 delas geraram denúncias encaminhadas à Justiça Eleitoral. (BF-Regional Norte 2)
Fonte: Rádio Vaticano