A família que tem um usuário de drogas, a cada dia morre um pouco”. A frase é do prefeito Edgar Bueno – que abriu hoje (24) o Fórum “Juventude Contra as Drogas”, no auditório da prefeitura, na presença de diversas autoridades.
A constatação do prefeito confirma uma triste realidade: mais de 50 mil jovens entre 14 e 25 anos morrem todos os anos no Brasil, vítimas da violência, o que é considerado pelo advogado e professor universitário Antônio Carlos Brandão – que falou sobre Drogas e seus Malefícios no evento – um “genocídio silencioso”.
“A grande maioria das mortes por violência tem ligação com as drogas. Além do Estado, que precisa cumprir a lei e implantar políticas públicas de enfrentamento às drogas, as famílias precisam agir. Hoje o jovem entra na droga em função do desajuste familiar ou devido à ausência da família”, destaca Brandão.
O uso de entorpecentes é considerado problema de saúde pública, que para o prefeito, exige ações conjuntas de todos os setores da sociedade. “Só vamos retomar o controle do tráfico no dia em que a sociedade toda ajudar”, destacou, lembrando a luta dos municípios para implementar mecanismos de prevenção e enfrentamento ao problema.
“Para nossa alegria, durante a Marcha a Brasília [realizada pelos prefeitos do Brasil em maio deste ano] o Lula [presidente Luís Inácio Lula da Silva] assinou um financiamento liberando R$ 423 milhões para a Saúde usar no enfrentamento das drogas. Não basta curar. É preciso combater”, disse Edgar Bueno.
Durante o fórum a gerente de Divisão de Saúde Mental Iara Agnes Bach falou sobre a rede de Saúde Mental e a coordenadora do Programa de Redução de Danos, Eliane Giacomelli, abordou o tema Programa de Redução de Danos: Uma Política de Saúde Pública Eficaz.
Participaram do evento as secretárias de Educação, Maristela Becker Miranda; de Assistência Social, Inês de Paula; os secretários de Saúde, Ildemar Canto; de Governo, Atair Gomes da Silva e de Administração, Alisson Ramos da Luz. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Damaceno, também prestigiou a abertura do fórum, assim como o presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), Eugênio Rozetti Filho, entidade organizadora do evento.
Ações continuam durante a semana
O evento desta quinta-feira marcou o início da Semana de Prevenção às Drogas, que terá seu ponto alto sábado (26), Dia Internacional de Luta e Combate às Drogas. O lema é “A Juventude na Prevenção às Drogas”.
O objetivo da semana, segundo o presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), Eugênio Rozetti Filho, é de despertar o interesse de educadores, pais, jovens e a sociedade com um todo no combate aos entorpecentes lícitos e ilícitos.
“A família está esquecendo os valores. Muitos jovens seguem o exemplo de familiares ao entrarem para o mundo do álcool e das drogas. Já se começa pelo barzinho em casa. Isso leva a uma doença, a adicção, que torna a pessoa escrava de sustâncias químicas”, destaca o presidente do Comad.
Para sábado várias atividades estão reservadas. No período da manhã haverá panfletagem no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida.
No período da tarde as ações serão desenvolvidas na Praça Wilson Joffre, onde haverá apresentação da Banda Pingo de Água, do Rio de Janeiro, especializada em evangelizar por meio de música gospel criativa e ritmos variados.
Outra atração é a Companhia Arte de Transformar, de Maringá, uma organização não governamental que realiza projetos sociais e ganhou repercussão em todo o Brasil, quando iniciou apresentações no quadro “Se Vira Nos 30”, do “Domingão do Faustão”.
Haverá apresentação, ainda, de Obstáculos Skate Bike, com a participação do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Além disso, durante o dia serão arrecadadas roupas e alimentos não perecíveis, que serão destinados às comunidades terapêuticas do Município.
Fonte: www.cascavel.pr.gov.br