Dom Dimas exorta seminaristas a seguirem exemplo missionário

21 de fevereiro de 2014

Dom Dimas exorta seminaristas a seguirem exemplo missionário de São Pedro e São Paulo

Na missa de abertura do 1º Congresso Missionário Nacional para Seminaristas, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exortou os seminaristas a assumirem a missão com a mesma fidelidade e coragem dos apóstolos Pedro e Paulo. A celebração começou às 19h deste domingo, 4, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese de Brasília, sede do evento.

O Congresso reúne 160 seminaristas de todo o Brasil, além de alguns formadores. Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultura Missionário (CCM) e pelas Comissões para Animação Missionária e para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, ambas da CNBB, o encontro prossegue até sábado, 11, e vai debater a formação missionária dos futuros padres.

“Na festa dos apóstolos Pedro e Paulo, queremos pedir fidelidade a Jesus Cristo, a partir de um encontro pessoal com o Ressuscitado e coragem para estarmos disponíveis ao testemunho”, disse dom Dimas.

O secretário ressaltou as diferenças dos dois apóstolos, mas destacam que ambos tinham em comum o ardor missionário. “Somos chamados a testemunhar a mesma fé ensinada por estes dois apóstolos”, acrescentou.

Segundo dom Dimas, os cristãos fazem parte da missão “que brota da Trindade”. Para ele, é preciso muito cuidado na inculturação exigida pela missão. “A missão é chamado de Deus. É preciso cuidado com os ‘achismos’ no processo de inculturação que não é fácil. A pressa na inculturação pode fazer do missionário uma pedra de tropeço”, alertou.

Fonte: CNBB.org.br