Dom Armando Círio celebra 50 anos de vida episcopal

21 de fevereiro de 2014

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, saudou o jubilando

Foi celebrado, na sexta-feira, 27, o jubileu de ouro episcopal do bispo emérito de Cascavel (PR), dom Armando Círio. As comemorações ocorreram na catedral de Cascavel, com a participação de dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel; dom Lúcio Ignácio Baumgaertner [arcebispo emérito de Cascavel], de todos os padres da arquidiocese e vários bispos e arcebispos do Paraná; a família e amigos, religiosos e leigos também participaram, além de autoridades religiosas, como cardeais, arcebispos e bispos, e o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.


Quase três mil pessoas participaram da celebração presidida pelo aniversariante, que apesar dos 94 anos, demonstrou ter fôlego para transmitir sua experiência.

Ao final da cerimônia, dom Armando deixou duas mensagens. “A primeira é que queria que a festa de comemoração fosse uma confraternização, para mostrar que a Igreja está viva. A segunda mensagem é que nós, bispos, cardeais, padres, somos responsáveis pela Igreja. Mas o político também, junto com os cristãos, todos são responsáveis pela Igreja onde eles estiverem”.

Na noite de comemoração, dom Armando falou também sobre o seu livro, “Dom Armando, Apóstolo e Missionário do Oeste do Paraná”, uma grande obra que além de contar sua história, relata a presença da Igreja no oeste do estado, marcada em sua formação por uma grande luta ao lado do bispo.

Fonte: CNBB.org.br