As dioceses de Toledo (PR) e Santo André (SP) aderiram à campanha de ajuda às vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro. O bispo de Toledo, dom Francisco Carlos Bach, emitiu uma carta circular a todas as paróquias da diocese em que convoca a comunidade diocesana a participar da Campanha SOS Sudeste da Cáritas Brasileira em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na carta, dom Francisco expressa a solidariedade de toda a diocese às vítimas da catástrofe natural que atingiu o Sudeste brasileiro. A iniciativa é uma reposta à convocação da CNBB e da Cáritas após o lançamento da campanha em nível nacional.
A diocese já organiza uma grande coleta em todas as paróquias, matriz e capelas, neste fim de semana, dias 22 e 23. Os valores recolhidos serão repassados pela diocese à Cáritas Brasileira, responsável pela administração das verbas de campanhas como essa. A diocese de Toledo divulga a conta bancária disponibilizada pela Cáritas Brasileira, para doações em dinheiro.
Diocese de Santo André
O bispo diocesano de Santo André, dom Nelson Westrupp, também se dirigiu à diocese com o objetivo de ajudar as famílias da Região Serrana. Por meio de um apelo aos padres, diáconos, religiosos e todos os fiéis da diocese, ele pediu apoio à campanha para as vítimas. ‘”Como em outras ocasiões, a diocese de Santo André se solidariza com todas as famílias e pessoas atingidas pelas chuvas e deslizamentos no Sudeste do Brasil. Fazemos um fraterno apelo para a generosidade dos católicos e demais pessoas do Grande ABC, a fim de encaminharem suas doações, em dinheiro, à conta específica da Diocese de Santo André, como nosso gesto concreto de ajuda ao povo do Sudeste Brasileiro”, frisou dom Nelson.
De acordo com as prefeituras da Região Serrana do Rio, já há 760 mortos na tragédia: 365 em Nova Friburgo, 304 em Teresópolis, 64 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim [dados atualizados nesta sexta-feira, 21, às 16h].
A diocese disponibilizou uma conta bancária para as doações em dinheiro:
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ 57591349/0001-62
Banco do Brasil
Agência 0264 – X,
Conta Corrente – 707-2
Fonte: cnbb.org.br