Defesa Civil divulga número de atendimento em janeiro

24 de fevereiro de 2014

A Defesa Civil de Cascavel divulgou hoje (8) o número de atendimentos e emergências realizados em janeiro, em sua maioria relacionados às fortes pancadas de chuva que quase diariamente ocorreram nos fins de tarde na cidade. A Secretaria de Serviços e Obras, Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) e Cohavel auxiliaram nos atendimentos.

As chuvas causaram cerca de treze pontos de alagamento da cidade, sendo que um atingiu uma residência. Foram entregues lonas a 17 residências destelhadas, detectadas duas quedas de muro e 38 quedas de árvore ou em situação de risco. Neste caso o local é analisado para uma solução adequada da situação, como a poda ou o corte da árvore.

A equipe da Defesa Civil também vistoriou ao longo do mês 72 residências em possível situação de risco, expostas por exemplo, a rachaduras na estrutura, desnível do terreno, alagamento das chuvas, entre outras. Apenas em uma delas foi encontrado risco aos moradores.

Durante as vistorias o local é amplamente analisado, e caso necessário é interditado, os moradores precisam sair da casa, sendo devidamente orientados pela Defesa Civil. Um exemplo foi o Salão Comunitário do Bairro Clarito, que devido a sua precariedade foi demolido.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária e diretor da Defesa Civil, Algacir Portes, é fundamental a colaboração da população para um atendimento adequado. “É importante que caso algum moradores perceba uma situação de risco em sua casa, seja pela estrutura danificada ou alagamento, que ele comunique e procure a Defesa Civil para que o problema seja solucionado rapidamente e de maneira eficiente”, ressalta.

O secretário destaca que o lixo nas ruas é um dos principais agravantes dos alagamentos. Devido a isso todos devem colaborar dando um destino adequado a esses materiais para evitar a poluição do meio ambiente e consequentemente, o entupimento de bueiros e manilhas, responsáveis pelo escoamento da água durante as chuvas.

Para informações ou atendimento a população pode ligar no telefone 199 ou ir diretamente a Defesa Civil, localizada Rua Martinho Afonso Souza, 590, bairro Pacaembu.

Fonte: www.cascavel.pr.gov.br