Cidade do México, 10 jun (RV) – O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carreira, desejou o maior dos êxitos à seleção mexicana de futebol e afirmou que o Mundial da África do Sul 2010 é uma oportunidade para redescobrir o esporte como um dom de Deus para praticar os valores da vida.
“O esporte possui um dinamismo espiritual que motiva a viver um são sentido de luta, superação e alegria. As potencialidades físicas e espirituais do esporte também devem educar para a paz pois, diante das múltiplas diferenças, a unidade é possível quando existe boa vontade e prevalece a busca do bem comum e do desenvolvimento dos povos”, afirmou o Cardeal.
O cardeal primaz do México recordou que São Paulo, em sua carta aos Coríntios, “estimula os cristãos a comprometer-se profundamente em sua vida de fé cristã, aludindo às competições atléticas da antigüidade”.
“Através da metáfora de uma sã competição esportiva, São Paulo sublinha o valor da vida espiritual, comparando-a com a corrida em direção a uma meta, não só terrena e passageira, mas também eterna”, explicou.
O Cardeal Rivera recordou que só com muito esforço se obtém o êxito, pois “sem sacrifício não se obtêm resultados importantes nem se alcançam satisfações autênticas”.
“Inclusive o maior campeão, ante as interrogantes fundamentais da existência, sente-se vulnerável e necessitado da luz de Deus para vencer os árduos desafios que o ser humano está chamado a enfrentar na competição”, indicou, e acrescentou que enquanto a plenitude física e a fama passam com o tempo, “a plenitude à qual estão chamados todos os seres humanos é eterna e só Cristo a oferece aos que competem por ser melhores, por alcançar a coroa da santidade”, concluiu. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano