Brasília, 01 set (RV) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez da sua cartilha “Eleições 2010: O Chão e o Horizonte”, um panfleto direcionado aos eleitores em geral, contendo 10 orientações para votar bem. O panfleto, que foi intitulado “10 Orientações da CNBB para Votar Bem”, teve seu lançamento na semana passada e agora será distribuído em todo o país.
O secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Daniel Seidel, explicou a ação: “assim como os 10 mandamentos são orientações – disse ele – o panfleto ressalta 10 pontos que acreditamos ser importantes na hora da escolha do voto. O objetivo é ajudar na construção da cidadania”.
“Para nós, ter ficha limpa é o básico”, afirmou, referindo-se à Lei da Ficha Limpa, aprovada em junho passado. Ele alertou que é importante que os eleitores conheçam a história dos candidatos, quem financia sua campanha e quais são suas propostas de governo. Chamou a atenção ainda para o fato de que não só os candidatos a altos cargos – como à presidência e ao governo de estado – devem ser bem estudados, mas também os que concorrem à câmara dos deputados, pois eles fazem parte igualmente da construção política e da democracia.
O informativo já começou a ser distribuído pela Comissão Justiça e Paz às paróquias, as quais deverão fazer a distribuição aos fiéis ao final das celebrações eucarísticas. O material será distribuído também nas ruas e em outros locais públicos, pois a idéia é alcançar todos os eleitores, e não apenas os católicos.
Uma versão eletrônica está sendo preparada para fazer chegar ao maior número possível de pessoas esse informativo, o qual ressalta ainda que votar é importante, mas não é tudo, sugerindo, portanto, “que se acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas”. (Adital/ED)
Fonte: Rádio Vaticano