Bogotá, 26 jul (RV) – O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e os presidentes das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe ratificaram seu apoio e ajuda à Igreja no Haiti.
Os bispos aprovaram uma declaração, na semana passada, em Bogotá, na Colômbia, assinada pela Presidência do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis, em que assumem o compromisso de dar bolsas de estudos aos seminaristas haitianos e angariar fundos para a reconstrução de seminários, igrejas e centros de formação dos leigos.
“Passados seis meses em que os irmãos do Haiti têm recebido apoio de muitos países e da Igreja na América Latina, que tem permitido atender as primeiras e mais urgentes necessidades, temos conversado sobre uma indispensável segunda etapa. Não podemos esquecer este país irmão, ao qual, uma vez mais, manifestamos nossa proximidade e solidariedade” – frisam os prelados na nota.
Os bispos ressaltam que é preciso agir e projetar o futuro imediato. “Um caminho sereno apoiado na fé em Jesus Cristo, Senhor da história, com a esperança da comunhão na caridade das distintas Conferências Episcopais. Neste espírito, assumimos as propostas feitas pelo Presidente da Conferência Episcopal do Haiti, Dom Louis Kébreau, em nome da Igreja haitiana, enriquecidas pelo diálogo fraterno com os presidentes das Conferências Episcopais presentes na reunião” – ressalta o documento.
O CELAM será o interlocutor privilegiado para as Conferências Episcopais a fim de manter a continuidade deste diálogo e colocar em prática os compromissos assumidos durante o encontro.
“Reconhecemos que a Igreja peregrina no Haiti nos anima a caminhar com esperança para descobrir neste acontecimento dramático e desafiador o plano de Deus e crescer como Igreja missionária na comunhão” – sublinham os bispos.
Os prelados encerram a nota, pedindo a proteção de Nossa de Guadalupe, padroeira da América, colocando em seus braços todos aqueles que morreram durante o terremoto e os propósitos desse encontro fraterno. (MJ)
Fonte: Rádio Vaticano