Cascavel obtém média geral de 5,5 no Ideb

21 de fevereiro de 2014

O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje (5) os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), referente ao ano de 2009. Em Cascavel foram avaliadas 55 escolas, que obtiveram a média geral de 5,5 – resultado projetado para 2011. A Escola Municipal Profª Arminda Tereza Villvvock, no bairro Colmeia, atingiu o resultado mais elevado: 6,9 no Ideb. A média nacional no Ideb ficou em 4,6.

A secretária de Educação, Maristela Becker Miranda, considera o resultado positivo, pois foi atingida a meta pretendida para 2011. “Manter o índice que tínhamos em 2007, de 5,1, já seria uma alegria, mas avaliar que subimos para 5,5 é uma satisfação ainda maior”.

Apenas duas escolas municipais de Cascavel ficaram abaixo da média nacional, são elas: Escola Municipal Irene Rickli, no Cascavel Velho, com 4,0; e a Escola Municipal Carlos de Carvalho, no distrito de São Salvador, com 4,5. “A partir desses resultados vamos fazer os remanejamentos necessários para que possamos planejar os investimentos, perceber algumas lacunas em determinadas escolas e juntos rever planejamento, trabalho em sala de aula, para que todas atinjam bons índices”, comenta Maristela.

O aumento no índice se deve aos investimentos nas escolas e na capacitação para os professores, conforme explica Maristela: “Com esse resultado, nota-se tudo o que fizemos em formação continuada, em um número menor de alunos por sala de aula, o próprio professor sempre buscando qualificação, investimento em infraestrutura, compra de equipamentos e materiais. Queremos atingir índices melhores e sabemos que temos potencial para isso”.

Para o cálculo do MEC, foram consideradas 33.689 escolas da 4ª série. Dos totais analisados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), uma parte ficou sem Ideb 2009, por não ter atingido a quantidade necessária de amostras para o cálculo.

O índice leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. A escala vai de 0 a 10.

Fonte: www.cascavel.pr.gov.br