A canonização do Beato José de Anchieta estava na pauta do encontro
No sábado (15) foi recebido pelo Papa Francisco e em conversa com a Rádio Vaticano, adiantou que a canonização do Beato José de Anchieta estava na pauta do encontro. “Era um vivo desejo do Papa Francisco, de pessoalmente fazer a canonização do Beato José de Anchieta, e isto poderá acontecer em breve. Não temos ainda a confirmação, mas sabemos que as coisas estão caminhando para a canonização em breve” – afirmou D. Odilo, antes do encontro com o Pontífice-.
Em dezembro de 2013, o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, anunciou que o Papa Francisco havia autorizado o início do processo de canonização do Padre José de Anchieta, elevado a beato pelo Papa João Paulo II em 1980. A data será anunciada pela Congregação da Causa dos Santos no Vaticano.
Na quinta-feira (13), em audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato, acompanhado pela superiora das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, irmã Alda Monica Malvessi, Dom Odilo tratou dos detalhes da celebração em que Madre Assunta Marcheti, co-fundadora das religiosas scalabrinianas, será beatificada. A cerimônia de beatificação ocorrerá no dia 25 de outubro, em São Paulo.
O principal propósito da viagem do Cardeal é o Consistório em que o Papa Francisco criará 19 novos cardeais para a Igreja, no dia 22 de fevereiro. Antes, nos dias 20 e 21, o Papa irá se reunir com todos os Cardeais para refletir sobre o tema da família.
O cardeal participará, ainda, de reuniões do Conselho do Sínodo dos Bispos, órgão permanente da Cúria Romana, da Congregação para a Educação Católica, a primeira desde que foi nomeado membro no final do ano passado, da Pontifícia Comissão para a América Latina.
O último compromisso oficial do Cardeal Scherer no Vaticano será a reunião ordinária da Comissão de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé.
Fonte rádio Vaticano.