Bento XVI cria nova diocese na Bahia e transfere dois bispos

24 de fevereiro de 2014

Bento XVI cria nova diocese na Bahia e transfere dois bispos auxiliares de Salvador

O papa Bento XVI anunciou, na manhã de hoje, 15, a criação da diocese de Camaçari, no estado da Bahia, e nomeou dom João Carlos Petrini, seu primeiro bispo, transferindo-o da arquidiocese de Salvador (BA), onde era auxiliar. Com a nova diocese, que foi desmembrada da arquidiocese de Salvador, sobe para 274 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil (41 arquidioceses; 213 dioceses; 3 eparquias; 13 prelazias; 1 exarcado; 1 ordinariado para fieis de Rito Oriental; 1 ordinariado militar e 1 administração apostólica pessoal)

A diocese de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, terá uma população de 708 mil habitantes, sendo 481 mil católicos, em uma área de 2.382 km2. São nove municípios com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas.

Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador, a cerimônia de instalação da nova diocese e posse de seu primeiro bispo acontece no dia 19 de fevereiro e contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.

Além da transferência de dom Petrini para a recém-criada diocese, o papa anunciou a nomeação de dom Josafá Menezes da Silva, 51, também bispo auxiliar em Salavador, para a diocese de Barreira (BA). Ele sucederá a dom Ricardo Josef Weberberger, 71, que morreu em agosto desse ano, vítima de um câncer no cérebro.

Dom João Carlos Petrini nasceu em novembro de 1945, em Fermo (Itália). De 1965 a 1970, cursou pós-graduação de ciência política na Universidade de Perugia (ITA). Como um membro do Movimento de Comunhão e Libertação foi enviado como missionário leigo para a arquidiocese de São Paulo.

No Brasil, cursou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Após sua ordenação, ele se formou em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1975 e designado “fidei donum” da arquidiocese de São Paulo e, desde 1988. Em 2005 foi nomeado bispo auxiliar de Sã Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal em março do mesmo ano.

É atualmente membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

Dom Josafá Menezes da Silva

Dom Josafá Menezes da Silva nasceu em de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Após os estudos primários e secundários na sua cidade natal, como um estudante no Seminário da Bahia, obteve seu bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Salvador, em 1983 e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1987. É doutor em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Ele foi ordenado sacerdote 14 de maio de 1989, juntando-se ao clero da arquidiocese de São Salvador da Bahia. Foi coordenador da Comissão Teológica da Arquidiocese de Salvador e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Em janeiro de 2005 foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, e recebeu a ordenação episcopal em 10 de março.

Fonte: CNBB.org.br