Brasília, 17 jun (RV) – Concluiu-se ontem, em Brasília, o Encontro Nacional das Pastorais, organismos e Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante três dias, os mais de 80 participantes discutiram importantes temas sociais do Brasil, estudaram documentos da CNBB e avaliaram os trabalhos e a identidade das Pastorais Sociais.
Para o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, o encontro nacional é um momento singular de fortalecimento da fé, troca de experiências e reflexões sobre a conjuntura e as carências sociais do Brasil. “Aqui nos encontramos para fortalecer os ideais, na fé e na espiritualidade. É um momento forte de celebração, troca de experiências, oração e, sobretudo, de unidade.”
A reunião de todas as pastorais, ainda segundo Dom Stringhini, é uma forma de avaliar a caminhada social do país e perceber a importância de continuar o trabalho junto aos pobres e desfavorecidos. “Cada uma das Pastorais Sociais trabalham com uma situação limite da sociedade; e é ao encontro dessas situações que a Igreja se faz presente através das pastorais e organismos. Ao refletirmos sobre as carências é que percebemos a importância de levar adiante o trabalho que desempenhamos a vários e longos anos” – destacou.
Já para o Presidente da Caritas Brasileira, Dom Luiz Demétrio Valentini, o encontro é indispensável para se traçar pistas de ação e perceber as prioridades e a complexidade da realidade e seus desafios.
Por sua vez, a assessora da Comissão, Irmã Delci Franzen, aponta a espiritualidade como o aspecto mais forte do evento: “Falo da presença de Deus que perpassa as lutas, os sentimentos, a convivência. Juntos, nós sentimos o grande desafio de caminhar em relação às lutas das Pastorais Sociais, das iniciativas, das práticas das Pastorais, no sentido de perceber que é o reino de Deus acontecendo”. (BF-CNBB)
Fonte: Rádio Vaticano