América Latina, meio milênio de evangelização

21 de fevereiro de 2014

Santo Domingo, 12 ago (RV) – A Arquidiocese de Santo Domingo, na República Dominicana, a primeira da América Latina, está comemorando 500 anos de criação. O Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez – Primaz da América Latina – presidiu no último domingo, na Catedral da cidade, a Missa de abertura do Ano Jubilar. Com ele, concelebrou o Núncio Apostólico, Dom Józef Wesolowski. Antes da Eucaristia, houve uma procissão.

Em sua homilia, o Cardeal López Rodríguez recordou a história da Arquidiocese e animou os católicos a viverem este ano em ação de graças, assinalando que deve ser um tempo de conversão e de reconciliação com Deus e com os irmãos.

O Cardeal entregou a um grupo de párocos a “cruz evangelizadora” que percorrerá todas as paróquias do país até o dia 8 de agosto de 2011, conclusão do Ano Jubilar.

A Arquidiocese de Santo Domingo foi criada pelo Papa Julio II em 8 de agosto de 1511, e a Catedral é um imponente templo cuja construção teve início em 1523 e fim em 1541.

Além da Catedral, haverá peregrinações ao Santuário Nacional do Santo Cristo de Bayaguana, às Paróquias Espírito Santo, Espírito Santo de Villa Mella; Santo Antonio de Pádua em Los Alcarrizos e a São Vicente de Paula, do bairro Los Mina.

(CM)

Fonte: Rádio Vaticano