A oração nos torna amigos de Deus

1 de março de 2021

amigos 04

“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria” (Stª Teresinha do Menino Jesus).

Neste tempo quaresmal todos são convidados constantemente a intensificar sua vida de oração, crescendo na intimidade e amizade com o Senhor. Para compreender sobre a oração vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica nos ensina em sua quarta parte que trata sobre a “Oração Cristã”. Ela é apresentada por meio de um tripé: Dom de Deus, Aliança e Comunhão.

Dom de Deus

“Se conhecesses o dom de Deus!” (Jo 4, 10). A maravilha da oração revela-se precisamente, à beira dos poços aonde vamos buscar a nossa água: aí é que Cristo vem ao encontro de todo o ser humano; Ele antecipa-Se a procurar-nos e é Ele que nos pede de beber. Jesus tem sede, e o seu pedido brota das profundezas de Deus que nos deseja. A oração, saibamo-lo ou não, é o encontro da sede de Deus com a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede d’Ele (§2560).

Aliança

A oração cristã é uma relação de aliança entre Deus e o homem em Cristo. É ação de Deus e do homem; jorra do Espírito Santo e de nós, toda orientada para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem (§2564).

Comunhão

Na Nova Aliança, a oração é a relação viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo. A graça do Reino é “a união de toda a Santíssima Trindade com a totalidade do espírito”. Assim, a vida de oração consiste em estar habitualmente na presença do Deus três vezes santo e em comunhão com Ele. Esta comunhão de vida é sempre possível porque, pelo Batismo, nos tornamos um só com Cristo. A oração é cristã na medida em que for comunhão com Cristo, dilatando-se na Igreja que é o seu corpo. As suas dimensões são as do amor de Cristo (§2565).

O Catecismo nos ensina que há uma vocação universal à oração e o homem em seu coração sempre está à procura de Deus.

Deus não se cansa de chamar cada um, pessoalmente, para o encontro misterioso com Ele. A oração acompanha toda a história da salvação, como um apelo recíproco entre Deus e o homem (§2591).

Seja um amigo de Deus

A RCCBRASIL te ajuda a viver a fecundidade da oração e tudo o que a permeia por meio do curso “Amigos de Deus”. Luiz César Martins, professor desta formação, irá te orientar quanto às práticas espirituais: jejum, adoração, leitura orante da Bíblia, oração pessoal, rosário e confissão. Essa é uma oportunidade para mergulhar na intimidade com Deus, e também será fundamento para o exercício de seu apostolado no Grupo de Oração.

Somente até o dia 31 de março, você pode se inscrever no curso com desconto utilizando o cupom: QUARESMA10. Com ele, você investirá apenas R$ 35,00 nesta formação. Não perca essa chance, inscreva-se agora e compartilhe com os membros do seu Grupo.

FONTE: RCC Brasil