A cultura digital na sociedade Latino-americana

21 de fevereiro de 2014

Bogotá, 16 jun (RV) – A partir de hoje, até o dia 19, estão reunidos na sede do Conselho Episcopal Latino-americano, na capital colombiana, pesquisadores de faculdades católicas de comunicação que estudam a incidência da cultura digital na sociedade do continente.

O evento foi convocado pelo Centro de Comunicação Educativa Audiovisual (CEDAL), pela Rede de Informática da Igreja para América Latina (RIIAL), e o Departamento de Comunicação e Imprensa do CELAM.

Participam deste projeto faculdades da Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Peru, República Dominicana, Bolívia, Paraguai e Brasil.

O objetivo principal do grupo é identificar de que modo a cultura digital incide nos distintos aspectos do comportamento social e cultural dos países latino-americanos.

Os organizadores pretendem “delimitar melhor os compromissos e benefícios mútuos do esforço de construção coletiva da cultura, criando uma rede de conhecimento que repercuta na qualidade educativa e evangelizadora, assim como os bispos pediram, em Aparecida, em 2007”.

No evento, os participantes devem também estreitar seus laços de conhecimento e amizade, gerando confiança e promovendo a união de sinergias para facilitar a socialização e a excelência do trabalho investigativo continental.

A sessão de abertura do encontro, hoje, terá a presença do Arcebispo Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé.

A proposta deste projeto continental e multidisciplinar se insere na dinâmica de trabalho da RIIAL (www.riial.org), do CELAM (www.celam.org), e do grupo Interdisciplinar de Investigação e Reflexão (www.cedal.org.co).

(CM)