50 anos de sacerdócio do cardeal dom Eusébio Oscar Scheid

21 de fevereiro de 2014

Cercado de amigos, o cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, celebrou seu Jubileu de ouro sacerdotal no último dia 3. Concelebram com dom Eusébio, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, dom Moacir Silva, bispo de São José dos Campos (SP), dom Carmo Rhoden, bispo de Taubaté, dom Wilson Tadeu, bispo nomeado de Tubarão, dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis e os eméritos, dom Hilário Moser, dom Antônio Afonso de Miranda e dom João Corso.

Centenas de amigos, parentes, sacerdotes, diáconos e autoridades participaram da celebração na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos. Entre os sacerdotes estavam presentes muitos que foram ordenados por ele e seus dois irmãos, padre Ivo e padre Lucas, este último foi o pregador da celebração.

Nascido em Joaçaba (SC), em 08 de dezembro de 1932, foi ordenado sacerdote em 03 de julho de 1960, em Roma. Eleito bispo de São José dos Campos em 11 de fevereiro de 1981 e promovido a arcebispo da Florianópolis em 23 de janeiro de 1991. Em 2001 foi transferido para a arquidiocese do Rio de Janeiro. Tornou-se cardeal em 21 de outubro de 2003, quando o Papa João Paulo II presidiu o Consistório Ordinário Público para a criação de 30 novos Cardeais, mais um in pectore (cujo nome não foi revelado). Tornou-se arcebispo emérito em abril de 2009 e atualmente reside em São José dos Campos.

Fonte: CNBB.org.br