litur

todastoptercas



Ultimas Postagens

calcuta 04

O verdadeiro dom do amor é o dom de si. Consiste não em dar algo a alguém, mas sim, em dar a si próprio; sem reservas. O amor transforma, cura; é paciente; tudo crê, tudo espera, tudo suporta e jamais acabará (I Cor 13).

Acessos: 66
0

Postado por em em Formação

ns perpetuo socorro 04Em 1866, o Papa Pio IX confiou à Congregação Redentorista o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,

Acessos: 182
0

Postado por em em Formação

sao jose escriva 04José María Julián Mariano nasceu dia 09 de janeiro de 1902, em Barbastro, na província de Aragão, Espanha. Era o segundo dos seis filhos do casal José Escrivá de Balaguer Corzán e de Maria de los Dolores Albás y Blanc.

 

Acessos: 181
0

diretrizes 04"... trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede" (Lucas 5,5).

Acessos: 872
0

Postado por em em Formação

espirito santo falar 750x410A relação dos homens com Deus passa pela sua relação com a Pessoa do Espírito Santo.

Como atesta o Credo Niceno-constantinopolitano, Ele é o “Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.

Com o evento de Pentecostes, a promessa de Jesus para Seus discípulos se cumpriu. Afinal, o Paráclito – o Defensor – que ensinaria toda a verdade veio em auxílio a Igreja nascente e se estende pelos séculos até os dias de hoje. 

Essa história de relação do homem com o Espírito expressa uma verdade bela e profunda. A Terceira Pessoa da Trindade habita em nós e age em nossos corações de maneira pessoal.

Logo, podemos afirmar que o Espírito não fala da mesma forma com todas as pessoas. Vamos entender melhor essa dimensão. 

O Senhor se manifesta no meio do seu povo

Há um episódio bíblico bastante conhecido que reflete as manifestações de Deus de modo concreto. Elias, enquanto sofria a perseguição resultada após a morte dos profetas de Baal, sai pelo deserto em busca de descanso. Logo depois, alimentado pelo anjo do Senhor, sobe a montanha à espera da manifestação de Deus. 

“O Senhor disse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do monte, na presença do Senhor! Ele vai passar”. Nesse momento, passou diante do Senhor um furacão, tão violento que fendia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu, mas o Senhor não estava no tremor de terra. Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira. Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna”.

I Reis 19, 11-13

O profeta sente fisicamente a ação de Deus, em forma de uma brisa leve. Em outros trechos bíblicos, o Espírito Santo se revela em uma nuvem, em línguas de fogo, ou até mesmo na forma de uma pomba. Sendo assim, tais realidades revelavam aspectos concretos do agir de Deus na vida do Seu povo. 

Algo que é importante ressaltar é que em Deus, falar corresponde a agir. Cristo, o Verbo de Deus, Sua Palavra Encarnada, é rosto de Deus, face de Amor. O Espírito, desde a criação, pairando sobre o caos, é ação criadora e santificadora de Deus no meio dos homens. 

O Espírito Santo, doador dos Dons

Outras formas do Espírito Santo falar e se revelar é por meio dos  seus dons e dos seus frutos. Com o crescimento da vida espiritual, e em especial uma vivência mais profunda da espiritualidade carismática, dentro dos Grupos de Oração, é natural que se cresça na experiência dos dons. 

As cartas paulinas trazem tais realidades elencando alguns dos seus dons infusos e efusos: 

Sendo assim, quanto aos dons infusos – ou seja, para santificação dos homens – temos:

caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade”.

Gl 5,22-23 vulg.

Já os dons efusos são utilizados em vista do bem comum, para o serviço dos irmãos. Nestes, temos sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Porém, os carismas e dons do Espírito não se esgotam. Eles surgem no meio da Igreja, de acordo com a necessidade do povo de Deus e Seu desígnio de amor. 

Sendo assim, temos a Graça de Deus a nos socorrer.  Como nos afirma o Catecismo da Igreja Católica

“A graça é, antes de tudo e principalmente, o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas também compreende os dons que o Espírito nos dá, para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar na salvação dos outros e no crescimento do corpo Místico de Cristo, que é a Igreja”.

CIC §2003

Peçamos diariamente Sua ação em nós, a fim de escutarmos, dos mais diversos modos, Sua voz a nos chamar.

FONTE:  RCC BRASIL

Acessos: 720
0

Postado por em em Formação
palavra espada 4Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus.(Efésios 6,1
Acessos: 602
0

vida 04No mês de setembro todos são convocadas, de modo especial, a dar suporta as pessoas que sofrem não somente as dores físicas, mas também as dores da alma. Como cristãos somos convidados a redobrar a nossa atenção e cuidado aos irmãos, ouvir suas angústias, medos, sofrimentos e por eles interceder.

Acessos: 631
0

Postado por em em Formação

carta carismaticos jan 04Caríssimos irmãos e irmãs, Graça e Paz!

Após recordar a fé que seu discípulo Timóteo possuía – a mesma que recebera de sua avó e de sua mãe -

Acessos: 866
0

pregacao jose apa 04

“O tema do ano é um pedido permanente para vivermos, transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para viver a fidelidade da nossa vocação”, inicia Dom José Aparecido na última pregação do ENF 2020. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília recorda-nos o pecado original dos primeiros pais e afirma que São Paulo nos aconselha o contrário, a sermos movidos pelo Espírito.  

Acessos: 1591
0

Postado por em em Formação

especial natal2 04Para meditar este tema tomemos o discurso de Jesus do Evangelho de João 3,1-36. O texto nos conta que certa vez um fariseu, chamado Nicodemos, encontrou-se às escondidas com Jesus. Naquela ocasião, dentre muitas coisas, o Senhor afirmou: "de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).

Acessos: 1248
0

Postado por em em Formação

leia ame viva biblia 04Em setembro, de maneira muito especial, a Igreja celebra e incentiva o conhecimento e experiência com a Bíblia Sagrada.

Setembro é considerado mês da Bíblia porque no final deste mesmo mês, no dia 30, celebra-se a festa de São Jerônimo que foi o responsável por traduzir para o latim os Livros Sagrados escritos originalmente em hebraico, aramaico e grego. A partir da versão latina, a Bíblia passou a alcançar muito mais pessoas e chegou até cada um de nós atualmente.

 

A Tríade que constitui a fé católica é composta pela Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Sobre esses três pilares estão firmadas a fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Em setembro, a Igreja dá especial destaque à Sagrada Escritura.

Acessos: 1613
0

Postado por em em Formação

avos 04

Amados irmãos em Cristo Jesus, viver a experiências de seremos avós é uma graça que Deus nos concede, graça essa de podermos ver a manifestação de Deus gerando vidas por intermédio de gerações oriundas de nossas entranhas.

Acessos: 1495
0

Postado por em em Formação
pedro paulo 04“Não conheço esse homem de quem falais" (Mc 14, 71)
“Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor" (At 9, 1)
 
Quando falamos sobre São Pedro e São Paulo, Colunas da Igreja, muitas vezes não recordamos deste passado que ambos viveram antes de encontrar o Senhor. Porém, é de suma importância analisarmos este passado para percebermos tamanha ação do Espírito Santo na vida destes.
Acessos: 1300
0

espirito santo 04"Parto da convicção, compartilhada por todos nós e frequentemente repetida pelo Papa Francisco, de que a Renovação Carismática Católica (RCC) é “uma corrente de graça para toda a Igreja”. Se a RCC é uma corrente de graça para toda a Igreja, temos o dever de explicar a nós mesmos e à Igreja em que consiste esta corrente de graça e porque ela é destinada e necessária a toda a Igreja", disse o padre Cantalamessa ao iniciar sua colocação.

 

Acessos: 1599
0

carta carismaticos abril 04Leia a carta 13/2019 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris. Bimestralmente, as cartas da presidente apresentam partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização realizado pelo Movimento. É muito importante que você compartilhe este documento com seus irmãos de Grupo de Oração e diocese.

Acessos: 1176
0

No início da tarde desta sexta-feira (7/09), a juventude presente no Encontro Nacional de Jovens é convidada a orar pelo Brasil juntamente com todas as dioceses do país que se unirem neste Dia da Independência. Sérgio Zavaris, coordenador nacional do Ministério Fé e Política do Brasil, diz que “as mídias tentam influenciar as pessoas para não votar e abandonar o interesse pela política. A democracia é o meio que dá voz ao povo. Nós precisamos aprender a participar da democracia, somos um país jovem e temos muito a aprender, e convido a juventude carismática a fazer a diferença”.

 

Durante a oração Lucimar Maziero, presidente do Conselho Estadual da RCC de São Paulo, recorda a profecia que o Senhor falou ao Conselho Nacional que diz, que “se nós acreditássemos, a Sua misericórdia pode salvar nosso país” e eles responderam SIM. Nesse Encontro Nacional de Jovens (ENJ) o Senhor está derramando sua misericórdia e novas vocações políticas estão suscitando ao coração de muitos jovens.

enj tardesexta 05Toda a juventude orou em unidade formando uma rede de intercessão pelos cargos políticos, clamando que as trevas sejam dissipadas pelo poder do nome de Jesus e proclamaram que Jesus é Senhor da nossa nação! Houve então, uma palavra de ciência: “O Senhor nos trouxe aqui no dia da independência do Brasil para dizer que a verdadeira independência é estar em Tua presença”.

Confira mais sobre esse momento clicando aqui.

A conversão sincera é a resposta de quem escutou o Senhor com admiração

Adriano Gonçalves, coordenador estadual do ministério jovem na RCCSP, ministra a segunda pregação do dia com o tema “Conversão Sincera: pecado, fé e conversão”. Segundo ele, “a vocação primeira é ser santo, devemos lutar contra o pecado diariamente e esta luta não vai parar enquanto estivermos vivos”.

Ele revela que “existe algo dentro do coração que deixa você inquieto em não querer se conformar com o pecado”, mas viver uma conversão autêntica. Se o Senhor nos pede conversão sincera é porque realmente algo precisa ser mudado em nossa vida. O formador nos ensina que o Senhor quer retirar toda a maquiagem que esconde nosso pecado e isso precisa ser removido para mostrar realmente quem somos.

enj tardesexta 07“A conversão sincera é a resposta de quem escutou o Senhor com admiração, pontua ele, é necessário querer ser amigo de Jesus para viver uma nova vida. Aquele que conheceu Jesus, não consegue se distanciar e quer estar constantemente com Ele, buscando fazer à vontade de Deus, sem medo de se entregar inteiramente mesmo que surjam perseguições, porque sabe que fez a melhor escolha em sua vida”, destaca.

Ao concluir, os jovens foram motivados a transformar seus Grupos de Oração em celeiros de santos. “Vamos começar a partir dessa juventude reunida aqui no ENJ. Se você está dormindo para a santidade, o Espírito Santo te despertará hoje para uma vida de santidade e exale isso como um perfume em seus grupos de oração”, finaliza.

Leia mais sobre a pregação clicando aqui.

Fome e sede de ser mais de Deus

O Encontro Nacional de Jovens iniciou nesta sexta-feira (7/09) com a missão de levar os jovens de todo Brasil a fazer uma nova experiência de Batismo no Espírito Santo. Para esta missão, trouxe uma das pioneiras da RCC no mundo, Patti Gallagher Mansfield, no fim da tarde para falar do quão impactante foi e é o Batismo no Espírito em sua vida até os dias de hoje.

Patti recorda aos participantes as raízes fundantes deste encontro que já impactou, conforme estatísticas, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo todo. A pioneira conta que era de uma família católica fiel, mas que ela sentia fome e sede de ter mais de Deus, sentimento que repete constantemente em sua pregação.

Ao falar de sua relação com a Igreja Católica, ela destaca que aos 12 anos, quando estava para receber o sacramento da Crisma aprendeu a cantar o “Veni Creator Spiritus” (Vem, Espírito Criador). “Desde a primeira vez que ouvi essa canção senti como se quisesse me curvar em reverência ao Espírito Santo”.

Por conta de uma decepção no passado que a marcou, Patti relata que escolheu estudar em uma universidade católica porque temia ser discriminada por sua fé católica. “Estava procurando por um marido [católico] e temia que se chegasse muito próxima de Deus, Ele podia me pedir para ser freira. Tinha medo!”, explica. Mas a “fome e a sede de ter mais de Deus eram maiores do que eu imaginava naquele momento. E assim, por meio de uma amiga, fui cada vez me aproximando mais de Deus, mas ainda tinha medo de entregar toda a minha vida a Ele”.

enj tardesexta 06“Naquela noite [na capela da Casa de Retiros “A Arca e a Pomba”] soube o que sei hoje: que se eu podia experimentá-Lo daquela maneira, qualquer pessoa poderia”, recorda. Ela aponta aos jovens que, após viver esta graça e depois de viajar por tantos lugares por 51 anos, devemos todos unir duas graças: o Batismo no Espírito Santo e a consagração a Nossa Senhora.

Motivados por esta indicação, Patti convida todos a levantar e estender as mãos para clamar o Espírito Santo. No momento de escuta profética, O Senhor deu a ela uma palavra profética aos jovens do encontro:

Vocês chamam o ES de Santo e, na verdade diz o Senhor, o meu Espírito é Santo. E todo aquele que invocar o meu Espírito tem que desejar também ser santo. Meus filhos, minhas filhas, eu os chamo a serem cheios do meu ES e vocês devem saber que este ES vai operar em vocês e vai trabalhar em vocês para que sejam separados do mundo, vai separá-los do pecado, vai separá-los daquilo que tira vocês do pecado. Meus filhos e filhas é com muito prazer que entrego a vocês o meu Reino, mas digo a vocês: isto não é uma brincadeira, não é algo passageiro, para um dia, um mês ou um ano. Este é um chamado que faço para toda vida de vocês. Para todos os dias, todas as semanas, todos os anos, até vocês Me verem face a face. Vocês chamam meu Espírito de Santo e, na verdade, o meu Espírito é O Espírito Santo. Eu digo para vocês, meus amados filhos e filhas, que vocês têm que desejar de todo coração ser santos, porque eu, o Senhor, Seu Deu, sou santo! Não tenham medo, nenhum medo porque eu que Sou todo poderoso! Estou olhando para os meus pequenos e estou mais do que pronto para prover todas as necessidades de vocês, e realizar o chamado que tenho para cada um de vocês. Então, sejam humildes diante de Minha presença agora. Por Mim, diante de Mim e, ao cantarem que eu sou Santo e, ao invocar o meu Espírito, mantenham-se nesta postura de humildade. Porque como minha mãe ensina: Ele eleva os humildes, mas os orgulhosos Ele derruba. Recebam! Recebam! recebam o Espírito de Santidade!”.

FONTE: RCC Brasil.

Acessos: 1942
0

Postado por em em Formação

20180706 cruz 04Com muita frequência chegam à Igreja Católica perguntas a respeito dos Exorcismos e seu exercício na vida da Igreja.

Acessos: 1941
0

Postado por em em Formação

oracao brasil 04Durante o Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF 2018), que aconteceu na Sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), um forte momento de oração pela nação brasileira levou os carismáticos a refletirem sobre o comportamento dos brasileiros e a pedirem a Deus a graça de uma conversão para todo o país.

Acessos: 2175
0

cq5dam.web .800.800 4 740x493 1Após o Angelus, ao final da cerimônia de canonização de 35 novos santos, o Papa Francisco recordou que as Nações Unidas celebram o Dia do Rejeição da Miséria em 17 de outubro: uma iniciativa do Pe. Joseph Wresinski (1917-1988) cuja causa de beatificação está aberta.

Acessos: 2521
0

DHDUZnhXYAEDcgq 740x493 

Assunção da Virgem Maria

Ciclo A: Ap 11, 19; 12, 1-6.10; 1 Cor 15, 20-27; Lc 1, 39-56

Pe. Antonio Rivero L. C., Doutor em Teologia Espiritual, professor e diretor espiritual no centro de Noviciado e Humanidades Clássicas da Legião de Cristo em Monterrey (México).

Acessos: 2605
0