Pontífice explica o que é a perfeição cristã
A perfeição cristã é “viver com humildade como filhos de Deus, cumprindo concretamente sua vontade”, afirmou neste domingo Bento XVI, ao introduzir a oração do Angelus.
Assomando-se à janela de seu apartamento para rezar com os peregrinos na praça de São Pedro, o Papa quis comentar a passagem do Evangelho deste domingo: “Sede perfeitos como é perfeito o Pai que está no céu”.
“Mas quem poderia chegar a ser perfeito?”, perguntou. Citando São Cripriano, explicou que “à paternidade de Deus deve corresponder um comportamento de filhos de Deus, para que Deus seja glorificado e louvado pela boa conduta do homem”.
“Quem acolhe o Senhor em sua própria vida e o ama com todo o coração é capaz de um novo início. Consegue cumprir a vontade de Deus: realizar uma nova forma de existência animada pelo amor e destinada à eternidade”, disse.
“Se formos verdadeiramente conscientes desta realidade, e nossa vida for profundamente moldada por ela, então nosso testemunho converte-se em claro, eloquente e eficaz.”
“Quando todo o ser do homem, por assim dizer, se mesclou com o amor de Deus, então o esplendor de sua alma se reflete também no aspecto exterior”, disse, citando João Clímaco.
“Grande coisa é o amor – prosseguiu o Papa, citando a Imitação de Cristo –, um bem que faz leve cada coisa pesada e suporta tranquilamente toda coisa difícil. O amor aspira a subir ao alto, sem ser barrado por nada terreno. Nasce em Deus e só em Deus pode encontrar repouso”.
Fonte: Zenit.org