Portuguesa fundou Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição
A beatificação da irmã Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899) vai-se realizar no dia 21 de maio, no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Foi o que anunciou nesta segunda-feira a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), fundada pela futura beata, segundo informa Agência Ecclesia.
Por meio de comunicado, a congregação afirma que espera “um significativo número de participantes, não só de Portugal, como delegações dos 14 países” onde se encontra esta realidade.
O processo de beatificação alcançou seu ponto culminante no dia 10 de dezembro de 2010, quando Bento XVI assinou o Decreto de aprovação do milagre atribuído à intercessão da Irmã Maria Clara. Trata-se de um evento de cura de uma católica espanhola, Georgina Troncoso Monteagudo, afetada por um grave problema de pele.
Libânia do Carmo Galvão Meixa de Moura Telles e Albuquerque nasceu na Amadora, em Lisboa, a 15 de junho de 1843. Recebeu o hábito de Capuchinha, em 1869, escolhendo o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus.
A futura beata foi enviada a Calais (França), a 10 de fevereiro de 1870, para fazer o noviciado, na intenção de fundar, depois, em Portugal, uma nova Congregação.
Abriu a primeira comunidade da CONFHIC em S. Patrício – Lisboa, no dia 3 de maio de 1871 e, cinco anos depois, a 27 de março de 1876, a Congregação foi aprovada pela Santa Sé.
A “Mãe Clara”, como é popularmente conhecida, morreu em Lisboa, no dia 1 de dezembro de 1899.
Fonte: Zenit.org