Buenos Aires, 26 nov (RV) – O Conselho Argentino para a Liberdade Religiosa (CALIR) celebrou ontem, quinta-feira, em Buenos Aires, o “Dia da Liberdade Religiosa”, que contou com a participação de vários cidadãos portenhos.
O CALIR foi criado em maio do ano 2000, quando o Departamento de Culto convocou um grupo consultivo de advogados e pessoas de reconhecida experiência no campo da liberdade religiosa.
O grupo decidiu, por unanimidade, instituir o Conselho Argentino para a Liberdade Religiosa com o objetivo de continuar a trabalhar com o mesmo espírito, dedicação e interesse sobre questões importantes para o país. A primeira meta do conselho é bem clara: promover a liberdade religiosa e de consciência em todas as suas expressões, individuais e coletivas.
Desde então, o CALIR promoveu uma série de atividades muito ricas no campo social e centros universitários. No último dia 3, no contexto das celebrações do Bicentenário, foi organizada uma sessão acadêmica sobre o “Percurso histórico da diversidade religiosa em Buenos Aires”, da qual participaram vários estudantes e professores de diversas universidades.
A celebração do Dia da Liberdade Religiosa na Argentina teve início em 2004, a fim de recordar o dia 25 de novembro de 1981, data em que a ONU aprovou a “Declaração sobre a eliminação de toda forma de intolerância e discriminação baseadas em religiões ou convicções”. (MJ
Fonte: Rádio Vaticano