Santiago, 15 out (RV) – O bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goić Karmelić, presidente da Conferência Episcopal do Chile, convidou os empresários, nesta quinta-feira, a aprenderem a lição deixada pelo acidente dos 33 mineiros que ficaram presos por mais de dois meses na mina San José, norte do país, e a garantirem um “trabalho digno” às pessoas.
O prelado afirmou que, se o terremoto de fevereiro, que deixou mais de 400 mortos, serviu para retomar a preocupação com o cumprimento das normas antissísmicas, “este acidente com os mineiros deve ensinar os empresários e as autoridades a atuarem, para garantir dignidade aos homens que trabalham em condições precárias na atividade de mineração”.
“Com imensa alegria, aclamamos e bendizemos o Senhor, pelo resgate dos 33 irmãos mineiros” – disse o bispo, enfatizando o “admirável esforço” feito pelos técnicos e profissionais nacionais e estrangeiros na operação, considerada inédita.
Pouco antes, o presidente chileno, Sebastián Piñera, já havia declarado que todos devem contribuir para melhorar a situação e resguardar a vida dos trabalhadores, e que a mina San José, onde ocorreu o desabamento da galeria, bloqueando em seu interior os 33 homens, no dia 5 de agosto, será fechada. Posteriormente, ele anunciou mudanças na legislação trabalhista. (AF)
Fonte: Rádio Vaticano