CIDADE DO VATICANO, 28 set (RV) -Faleceu ontem, dia 27, pela manhã, na Clínica Pio XI, Monsenhor Antônio Expedito de Barros Marcondes, canônico da Basílica Vaticana, encarregado da edição semanal em português do jornal “L’Osservatore Romano”, de 1980 até 2000 e grande colaborador do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.
Mons. Expedito nasceu em Botucatu no dia 7 de junho de 1927 e foi ordenado sacerdote no dia 18 de dezembro de 1950, na Igreja de Santa Efigênia, em São Paulo.
Aqui em Roma foi também vigário colaborador, formador e reitor em três seminários ao mesmo tempo em que acompanhava os estudos do Tribunal Eclesiástico para a Causa dos Santos, no tocante à Causa de beatificação de Madre Paulina do Coração Agonizante.
Após dirigir a Congregação Mariana Feminina e por quatro anos as Pontifícias obras missionárias do Brasil, no tempo em que o Cardeal Agnelo Rossi era Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, se transferiu definitivamente para Roma, em junho de 1979, como secretário do purpurado.
Em 1980 começou a dirigir a edição semanal, em língua portuguesa, de L’Osservatore Romano” e a levou até o final do grande jubileu do ano 2000.
Em 15 de janeiro de 2001 foi nomeado protonotário apostólico e no dia 18 de fevereiro foi feito membro do Cabido Vaticano.
Monsenhor Expedito nos deixa a lembrança de um grande amor pela Igreja, de disponibilidade ao serviço do Santo Padre e a de um sacerdote muito alegre, atencioso e solícito.
Que Monsenhor, já recebido pelo Pai, interceda por todos nós! (CA)
Fonte: Rádio Vaticano