ALondres, 20 set (RV) – “A atenção aos idosos não é um ato de solidariedade, mas de gratidão”, foi o que disse o Papa na tarde do último sábado, ao visitar uma casa de repouso em Lamberth, um bairro de Londres, Inglaterra.
Bento XVI sublinhou que os idosos são como “uma bênção para a sociedade”. “Cada geração pode aprender da experiência e da sabedoria da geração que a precedeu. De fato, a assistência aos idosos deveria ser considerada não tanto como um ato de generosidade, mas como satisfação de uma dívida de gratidão”, afirmou o pontífice.
Aos idosos, o Papa apresentou como exemplo João Paulo II, que sofreu muito nos últimos anos de sua vida. “Todos nós tínhamos claro que ele viveu isso em união com os sofrimentos do nosso Salvador. Seu bom humor e paciência foram um exemplo extraordinário e comovente para todos nós, que devemos carregar o peso da idade avançada” – frisou Bento XVI.
“Nossos longos anos de vida nos oferecem a oportunidade de valorizar tanto a beleza do maior dom que Deus nos deu – o dom da vida – como a fragilidade do espírito humano” – ressaltou o Papa.
A comunidade das Irmãzinhas dos Pobres, fundadas por Santa Jeanne Jugan, está presente neste bairro de Londres desde 1863, atendendo os idosos. (MJ)
Fonte: Rádio Vaticano