Accra, 13 jul (RV) – Os sul-africanos mostraram ao mundo que conseguiram realizar uma grande Copa do Mundo em solo africano.
“A África torceu pelo Gana, e isso quer dizer que o continente se sentiu unido. Agradecemos ao Senhor por isso; a África está pronta a assumir seu lugar na comunidade internacional e orgulhosa de onde o Gana conseguiu chegar”. A declaração, concedida à RV, é do Arcebispo de Accra, capital ganense, Dom Gabriel Charles Palmer-Buckle, após a participação do time nas oitavas de final do Campeonato.
Em relação à torcida sul-africana pelo Gana, o arcebispo explicou que o país se sentiu unido ao time e acolheu também jogadores de todas as outras nações, sem alguma manifestação de racismo. Como diz o bispo anglicano Desmond Tutu, ver tudo isso “foi como ver um sonho se concretizar”.
Dom Gabriel se disse convencido de que esta experiência trará frutos daqui a dez, quinze anos: “Nós os veremos nesta nação, unida e animada, e em todo o continente. A mensagem que emerge é que o esporte é muito importante para unir todos os povos. Devemos fazer com que traga valores e espírito de disciplina, e isso poderá nos ajudar a alcançar nossas metas”.
(CM)
Fonte: Rádio Vaticano