Crianças africanas ganham bíblias em 8 novas línguas

21 de fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano, 30 jun (RV) – Graças a um financiamento disponibilizado pela agência britânica da Associação “Ajuda à Igreja que Sofre”, serão distribuídas gratuitamente em seis países da África, oito novas edições da Bíblia da Criança em línguas locais.

As novas tiragens serão feitas em Luanda e Luvale, para a Zâmbia; em Konkomba para o Gana; em Chindau e Makonde para Moçambique; em Luo para o Quenia; em Boko para Benin e em Bari para o Sudão.

Com esta iniciativa, estende-se na África a idéia do fundador da AIS, Padre Werenfried van Straaten, que, atendendo ao desejo de Papa João Paulo II, apostou na necessidade de levar a Palavra aos mais carentes e às crianças que vivem na pobreza e na miséria em tantas nações.

O Presidente da Conferência Episcopal no Sudão, o Bispo de Wau, Rudolf Deng Majak, destaca que “a Bíblia da criança é uma grande ajuda, pois as famílias têm sede autêntica das palavras de salvação de Deus, principalmente nestes tempos de opressão”.

Até agora, existiam na África cerca de 15 milhões de cópias, em 77 línguas.

Inicialmente, a Bíblia era usada para ensinar a fé e preparar os menores aos sacramentos, mas no tempo, o texto se transformou num válido auxilio didático para a alfabetização. A Bíblia é distribuída também aos catecúmenos e cópias são doadas às escolas.

O Bispo de Farafangana, em Madagascar, Benjamin Marc Ramaroson, confirma este intento: “Queremos ensinar as pessoas a ler e escrever, e ao mesmo tempo, levar-lhes a Palavra”.

Além da Bíblia, serão distribuídos posteres com 55 ilustrações extraídas do texto:

Desde a primeira publicação, em 1979, a “Bíblia da criança” foi impressa em cerca de 48 milhões de cópias e distribuída em 140 países. Este programa foi realizado graças às generosas doações de benfeitores.

(CM)

Fonte: Rádio Vaticano