A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, confirmou hoje (23) mais dez casos de dengue em Cascavel, o número passou de 148 para 158 casos. Do total, 112 são autóctones e 46 importados. A coordenadora de Endemias, Maura Moreira, afirma que mais 419 casos foram notificados e aguardam resultados dos exames.
Os agentes de Endemias continuam com os trabalhos de visitas nas residências e a aplicação de inseticida focal. “A população deve estar sempre atenta quanto aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, buscando sempre elimina-los. Ao contrário do que se imagina, o mosquito da dengue continua se proliferando no inverno”, frisa Maura.
Os agentes de Endemias realizam visitas constantes às residências. Se forem encontrados criadouros, o morador é notificado e tem 48 horas para regularizar a situação, caso contrário será aplicado multa. A multa é de 5 UFM (R$ 121,30) para pessoa física e de 10 UFM (R$ 240,26) para pessoa jurídica. Além da multa, os proprietários poderão responder por crime contra a saúde pública.
Fonte: www.cascavel.pr.gov.br