litur

todastoptercas



admin

admin ainda não escreveu nenhuma biografia

diretrizes 04"... trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede" (Lucas 5,5).

Acessos: 173
0

Postado por em em Notícias

amigos 04“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria” (Stª Teresinha do Menino Jesus).

Acessos: 165
0

Postado por em em Notícias

joao 04Karol Wojtyła nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice, na Polónia meridional,

Acessos: 466
0

Postado por em em Formação

espirito santo falar 750x410A relação dos homens com Deus passa pela sua relação com a Pessoa do Espírito Santo.

Como atesta o Credo Niceno-constantinopolitano, Ele é o “Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.

Com o evento de Pentecostes, a promessa de Jesus para Seus discípulos se cumpriu. Afinal, o Paráclito – o Defensor – que ensinaria toda a verdade veio em auxílio a Igreja nascente e se estende pelos séculos até os dias de hoje. 

Essa história de relação do homem com o Espírito expressa uma verdade bela e profunda. A Terceira Pessoa da Trindade habita em nós e age em nossos corações de maneira pessoal.

Logo, podemos afirmar que o Espírito não fala da mesma forma com todas as pessoas. Vamos entender melhor essa dimensão. 

O Senhor se manifesta no meio do seu povo

Há um episódio bíblico bastante conhecido que reflete as manifestações de Deus de modo concreto. Elias, enquanto sofria a perseguição resultada após a morte dos profetas de Baal, sai pelo deserto em busca de descanso. Logo depois, alimentado pelo anjo do Senhor, sobe a montanha à espera da manifestação de Deus. 

“O Senhor disse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do monte, na presença do Senhor! Ele vai passar”. Nesse momento, passou diante do Senhor um furacão, tão violento que fendia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu, mas o Senhor não estava no tremor de terra. Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira. Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna”.

I Reis 19, 11-13

O profeta sente fisicamente a ação de Deus, em forma de uma brisa leve. Em outros trechos bíblicos, o Espírito Santo se revela em uma nuvem, em línguas de fogo, ou até mesmo na forma de uma pomba. Sendo assim, tais realidades revelavam aspectos concretos do agir de Deus na vida do Seu povo. 

Algo que é importante ressaltar é que em Deus, falar corresponde a agir. Cristo, o Verbo de Deus, Sua Palavra Encarnada, é rosto de Deus, face de Amor. O Espírito, desde a criação, pairando sobre o caos, é ação criadora e santificadora de Deus no meio dos homens. 

O Espírito Santo, doador dos Dons

Outras formas do Espírito Santo falar e se revelar é por meio dos  seus dons e dos seus frutos. Com o crescimento da vida espiritual, e em especial uma vivência mais profunda da espiritualidade carismática, dentro dos Grupos de Oração, é natural que se cresça na experiência dos dons. 

As cartas paulinas trazem tais realidades elencando alguns dos seus dons infusos e efusos: 

Sendo assim, quanto aos dons infusos – ou seja, para santificação dos homens – temos:

caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade”.

Gl 5,22-23 vulg.

Já os dons efusos são utilizados em vista do bem comum, para o serviço dos irmãos. Nestes, temos sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Porém, os carismas e dons do Espírito não se esgotam. Eles surgem no meio da Igreja, de acordo com a necessidade do povo de Deus e Seu desígnio de amor. 

Sendo assim, temos a Graça de Deus a nos socorrer.  Como nos afirma o Catecismo da Igreja Católica

“A graça é, antes de tudo e principalmente, o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas também compreende os dons que o Espírito nos dá, para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar na salvação dos outros e no crescimento do corpo Místico de Cristo, que é a Igreja”.

CIC §2003

Peçamos diariamente Sua ação em nós, a fim de escutarmos, dos mais diversos modos, Sua voz a nos chamar.

FONTE:  RCC BRASIL

Acessos: 449
0

Postado por em em Formação
palavra espada 4Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus.(Efésios 6,1
Acessos: 310
0

vida 04No mês de setembro todos são convocadas, de modo especial, a dar suporta as pessoas que sofrem não somente as dores físicas, mas também as dores da alma. Como cristãos somos convidados a redobrar a nossa atenção e cuidado aos irmãos, ouvir suas angústias, medos, sofrimentos e por eles interceder.

Acessos: 370
0

Postado por em em Notícias

topo institucional

INFORMAÇÕES AO POVO DE DEUS SOBRE O ENF/2021

Querida Família Carismática do Brasil, graça e paz!

Acessos: 410
0

Postado por em em Formação

carta carismaticos jan 04Caríssimos irmãos e irmãs, Graça e Paz!

Após recordar a fé que seu discípulo Timóteo possuía – a mesma que recebera de sua avó e de sua mãe -

Acessos: 588
0

Postado por em em Notícias

redeintercessao04Mas amamos porque Deus nos amou primeiro” (I João 4, 19)

A oração é um gesto de amor. É a ação do homem em direção àquEle que o ama e atrai para si; o lugar onde encontra repouso para sua almaO desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar”(CIC 27).

Acessos: 1327
0

pregacao jose apa 04

“O tema do ano é um pedido permanente para vivermos, transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para viver a fidelidade da nossa vocação”, inicia Dom José Aparecido na última pregação do ENF 2020. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília recorda-nos o pecado original dos primeiros pais e afirma que São Paulo nos aconselha o contrário, a sermos movidos pelo Espírito.  

Acessos: 1200
0

Postado por em em Notícias

passagem aerea 04O Encontro Nacional de Formação 2020 (ENF) está se aproximando e nós temos uma novidade para você! O Escritório Nacional da RCCBRASIL

Acessos: 1021
0

Postado por em em Formação

especial natal2 04Para meditar este tema tomemos o discurso de Jesus do Evangelho de João 3,1-36. O texto nos conta que certa vez um fariseu, chamado Nicodemos, encontrou-se às escondidas com Jesus. Naquela ocasião, dentre muitas coisas, o Senhor afirmou: "de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).

Acessos: 879
0

presidente 2022 04Na manhã deste sábado (29/09), o Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil elegeu Vinícius Rodrigues Simões como novo presidente do Conselho Nacional para o triênio 2020-2022. A eleição ocorreu durante a reunião do Conselho que acontece em Aparecida (SP).

Acessos: 1292
0

Postado por em em Formação

leia ame viva biblia 04Em setembro, de maneira muito especial, a Igreja celebra e incentiva o conhecimento e experiência com a Bíblia Sagrada.

Setembro é considerado mês da Bíblia porque no final deste mesmo mês, no dia 30, celebra-se a festa de São Jerônimo que foi o responsável por traduzir para o latim os Livros Sagrados escritos originalmente em hebraico, aramaico e grego. A partir da versão latina, a Bíblia passou a alcançar muito mais pessoas e chegou até cada um de nós atualmente.

 

A Tríade que constitui a fé católica é composta pela Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Sobre esses três pilares estão firmadas a fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Em setembro, a Igreja dá especial destaque à Sagrada Escritura.

Acessos: 1242
0

Postado por em em Formação

avos 04

Amados irmãos em Cristo Jesus, viver a experiências de seremos avós é uma graça que Deus nos concede, graça essa de podermos ver a manifestação de Deus gerando vidas por intermédio de gerações oriundas de nossas entranhas.

Acessos: 1129
0

Postado por em em Notícias

Acessos: 1239
0

Postado por em em Formação
pedro paulo 04“Não conheço esse homem de quem falais" (Mc 14, 71)
“Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor" (At 9, 1)
 
Quando falamos sobre São Pedro e São Paulo, Colunas da Igreja, muitas vezes não recordamos deste passado que ambos viveram antes de encontrar o Senhor. Porém, é de suma importância analisarmos este passado para percebermos tamanha ação do Espírito Santo na vida destes.
Acessos: 1012
0

espirito santo 04"Parto da convicção, compartilhada por todos nós e frequentemente repetida pelo Papa Francisco, de que a Renovação Carismática Católica (RCC) é “uma corrente de graça para toda a Igreja”. Se a RCC é uma corrente de graça para toda a Igreja, temos o dever de explicar a nós mesmos e à Igreja em que consiste esta corrente de graça e porque ela é destinada e necessária a toda a Igreja", disse o padre Cantalamessa ao iniciar sua colocação.

 

Acessos: 1219
0

asceno jesus 04A Ascensão é uma solenidade litúrgica comum a todas as Igrejas cristãs, que é celebrada 40 dias depois da Páscoa da Ressurreição. Com a Ascensão ao Céu conclui-se a presença de Cristo no contexto histórico e inaugura-se a história da Igreja. No Brasil é celebrada no próximo domingo

Acessos: 1395
0

carta carismaticos abril 04Leia a carta 13/2019 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris. Bimestralmente, as cartas da presidente apresentam partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização realizado pelo Movimento. É muito importante que você compartilhe este documento com seus irmãos de Grupo de Oração e diocese.

Acessos: 932
0